A Siemens Healthineers em parceria com o Grupo Núcleos, centro brasileiro pioneiro na prestação de serviços em Medicina Nuclear na região centro-oeste, inaugurou nesta quinta-feira, 31, o Tomógrafo por Emissão de  Pósitrons (PET/CT) Biograph Horizon na unidade de Brasília, na Asa Sul. Essa é a primeira instalação nacional deste equipamento que gera imagens de alta qualidade e auxilia no diagnóstico preciso de enfermidades oncológicas e neurológicas.

Para Fábio Keller, gerente da Linha de Negócios de Imagem Molecular da Siemens Healthineers no Brasil, a parceria entre as duas empresas trará muitos benefícios para a população da região de Brasília. “A maioria das prescrições médicas para exames de PET/CT são direcionadas a pacientes oncológicos – cerca de 80%, segundo dados da Agência Nacional da Saúde – e o Biograph Horizon possui as funcionalidades necessárias para atender a essa demanda com alta qualidade de imagem e confiabilidade de resultados. Além disso, o exame de PET/CT contribui, não somente com o diagnóstico, mas também para o tratamento radioterápico”, afirma.

A unidade de Brasília do Grupo Núcleos está preparada para realizar, em média, 80 procedimentos diários, englobando PET/CT, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, ecografias e biópsias guiadas. Ainda para este ano, estão previstas mais duas inaugurações na região: uma na Asa Norte e outra no Lago Sul.