A necessidade de melhorar o desempenho e reduzir custos associados à TI levou o Hospital do Coração (HCor), com mais de 2.800 funcionários, a implementar os appliances para gerenciamento de dispositivos Dell KACE K1000 e K2000. Na prática, as soluções garantem a gestão automatizada dos mais de 1,8 mil equipamentos, entre computadores e tablets, distribuídos em hospitais, clínicas e consultórios ligados ao HCor, reduzindo custos e tempo de parada.

O projeto nasceu após a expansão das operações do HCor, nos últimos anos, o qual está hoje instalado em seis diferentes unidades na cidade de São Paulo. A intenção de usar uma solução para gerenciamento de dispositivos foi, principalmente, a de reduzir a necessidade de deslocamentos das equipes de TI para realização da manutenção e atualização de hardware e software dos computadores dos usuários, com economia de custos e de tempo.

Após essa constatação, a equipe de TI do HCor analisou as diversas ferramentas fornecidas pelo mercado e optou pelo Dell KACE por conta, principalmente, de algumas características do appliance como atualizações automáticas, levantamento diário de inventário, relatórios agendados automaticamente e gestão de licenças presentes em cada máquina da rede do Hospital do Coração. Outro diferencial foi o treinamento e suporte fornecidos pela Dell, não só para resolver problemas, mas também para tirar dúvidas e apresentar melhores práticas de uso.

“Os equipamentos em unidades hospitalares não podem parar e, se por ventura ocorrer um problema, precisam voltar à atividade muito rapidamente. Antes, em algumas situações, chegamos a gastar algumas horas para recuperar equipamentos, mas com o Dell KACE passamos a fazer a recuperação em minutos, com pouquíssimo esforço da área de TI e com reparos remotos”, afirma  Márcio Lima, coordenador de Suporte do HCor.

O HCor calcula que com a implementação do Dell KACE, em um ano, conseguiu reduzir em cerca de dois terços os custos com manutenção e atualização de computadores. Outro ganho direto com a implementação dos appliances foi um controle mais eficiente dos dispositivos conectados à rede corporativa, garantindo assim mais segurança e a adequação às normas legais e regulatórias.

Na prática, as soluções Dell KACE K1000 e K2000 realizam, de forma remota e centralizada, busca e inventário de dispositivos, distribuição de software, gestão de configuração, correção, remediação de vulnerabilidade, service desk e relatórios relacionados a todos os equipamentos que acessam o ambiente de TI.

“A instalação do Dell KACE no HCor foi simples e rápida e praticamente não tivemos impacto na transição de soluções. Uma das grandes vantagens que tivemos foi a redução do número de servidores utilizados e a facilidade de utilizar o appliance. A solução reduziu a complexidade de toda a estrutura de TI e a própria equipe do HCor fez a instalação, em menos de uma semana”, completa o Coordenador de Suporte do HCor.

Tulio Werneck, ciretor de Marketing da Dell Software para América Latina, ressalta a importância do projeto no HCor. “O uso da tecnologia é hoje fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital do Coração e, atualmente, a Dell representa um dos principais fornecedores de TI da instituição”, pontua, acrescentando: “Com o Dell KACE, trouxemos benefícios diretos para o negócio, não só com redução de custos mas, principalmente, com diminuição do tempo de paradas do parque de computadores, as quais podem ser extremamente preocupantes no segmento de saúde.”