Grande pesadelo para as empresas, os custos com planos de saúde representam, na maioria delas, a segunda maior despesa com pessoal, perdendo apenas para a folha de pagamento. Em alguns casos, os gastos superam a folha de pagamento. Os reajustes nos planos de saúde equivalem, hoje, de duas a três vezes o índice do IPCA, segundo pesquisa feita no ano passado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e a Aliança para a saúde populacional (Asap).

Sediada em Campinas, São Paulo, a HealthBit é uma Health Tech 100% brasileira que trabalha com soluções para a saúde, focada na análise de dados e tecnologias aplicadas à inteligência em saúde nas corporações. A empresa tem conseguido ajudar dezenas de grandes empresas a evitar complicações sérias de doenças em seus colaboradores.

Com tecnologia própria, a empresa oferece um serviço completo que atende a todas as necessidades de um gestor de saúde: análises personalizadas, acompanhamento de casos, comunicação e execução de programas de saúde, checagem de conta e mais. A análise do banco de sinistros das empresas e de mapeamentos de saúde dos funcionários e seus familiares permite à HealthBit monitorar e avaliar a saúde de toda a população da empresa, visualizando cenários de melhorias, identificando grupos específicos e sugerindo programas de saúde, acompanhando os casos crônicos e graves, e detectando possíveis erros e desvios de cobrança.

Um dos clientes da health tech, com mais de 40 mil vidas dentro da cobertura do plano de saúde, gastava mais de R$ 11 milhões com partos e UTI Neonatal. A inteligência de dados da HealthBit mostrou que os maiores gastos estavam nos casos das gestantes com menos de quatro consultas de pré-natal. A análise apontou, ainda, que uma redução de 3% nas internações cobriria a isenção de coparticipação e a criação. Com o serviço da HealthBit, os custos com internações caíram para R$ 3 milhões, após um ano de atuação.

Para outro cliente, uma indústria alimentícia com mais de 50 mil vidas dentro do plano, o desafio era repassar avisos de instalações perigosas para funcionários que atuavam em supermercados e estavam em risco. A análise de perfil durante a pesquisa inicial mostrou que utilizar o app desejado pela empresa seria inviável porque os colaboradores possuíam smartphones, mas não pacote de dados.

A solução oferecida foi usar SMS Corporativo, gratuito ao usuário, com custo zero de manutenção por utilizar pacote sobressalente da área de Marketing da Empresa. Com isso, a meta de avisos e penetração do programa de prevenção de acidentes foi em muito superada.