A partir deste mês, a Fix it, healthtech referência em soluções ortopédicas biodegradáveis, passa a atuar do InovaHC, espaço de tecnologia e inovação com foco em startups da área de saúde do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

A Fix it, que já vem reinventando – desde 2017 – a forma como as pessoas tratam lesões ortopédicas que necessitam de imobilização, agora também contribuirá para a melhoria dos procedimentos de tratamento de fraturas e na recuperação de casos pós-cirúrgicos dos pacientes do HC. Além disso, a healthtech se conectará com outras startups, em uma constante troca de conhecimento, experiências e networking.

Localizada no 5º andar da iniciativa, a nova sede da startup conta com salas para reuniões, espaços para estudo e produção de suas órteses, que são feitas através de impressão 3D. “Estaremos envolvidos diretamente com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do HC, assim teremos a possibilidade de pensar no que a população realmente precisa em relação a essa área”, explica o fundador e CEO da Fix it, Felipe Neves.

Feitos de plástico termomoldável e biodegradável, os imobilizadores produzidos pela healthtech possuem um design inovador inspirados na biomimética – ou a natureza como modelo. Ao contrário do gesso, por exemplo, que coça, esquenta, pesa e fica com mau cheiro, as soluções da Fix it são arejadas, higienizáveis, resistentes e à prova d’água.

“A Fix it objetiva realmente desengessar as soluções atuais em todos os seus aspectos, seja da perspectiva do usuário, do profissional e também do meio ambiente. O nosso objetivo é produzir imobilizadores para todas as articulações do corpo e estar presente mundialmente, levando uma solução acessível a todas as classes”, afirma Herbert Costa, fundador e COO da startup.

Acelerada pela ACE e pela Braskem, atualmente a Fix it possui cinco modelos em soluções ortopédicas, uma linha de Tecnologia Assistiva e oferece cursos para profissionais da saúde aprenderem a imprimir e aplicar os imobilizadores.