Responsável por metade dos postos de trabalho formais criados no setor da saúde durante o mês de setembro, as atividades hospitalares geraram 3.709 empregos, 41% a mais do que o observado no mesmo período de 2018. No acumulado de 12 meses até setembro, 50 mil pessoas foram empregadas pelo setor. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados na semana passada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Os hospitais membros da Anahp foram responsáveis por 4.237 contratações, no acumulado de 12 meses até agosto de 2019 (dado mais recente disponível), segundo levantamento do Sistema de Indicadores Hospitalares Anahp (SINHA).

“Notamos uma melhora constante nos índices de emprego do setor hospitalar em comparação a 2018, e isso se dá graças aos investimentos em expansão, qualidade, segurança do paciente, entre outros”, avalia Marco Aurélio Ferreira, diretor executivo da Anahp. Além disso, o executivo acredita que a Lei da Liberdade Econômica, aprovada no mês passado, deve auxiliar em uma melhora ainda mais expressiva indicadores.