O Hospital Adventista de São Paulo adotou as plataformas de vídeocolaboração da Polycom para redução de custos com viagens e de reuniões presenciais. O projeto para implementar a solução de vídeo em grupo teve a duração de seis meses para interligar 100 pontos distintos no País e alguns no exterior, pois envolve outros hospitais e plano de saúde Adventistas, bem como hospitais e planos de terceiros.

Os superintendentes e administradores têm realizado em média dez videoconferências mensais. “Parece uma quantidade pequena de reuniões com essa plataforma e, embora não tenhamos registros do quanto economizamos financeiramente e em tempo de descolamentos, para nós, é facilmente identificável o aumento de produtividade, a agilidade nas tomadas de decisão e a redução de custos alcançados com essa tecnologia”, destaca Fábio Luiz Carvalho, gerente de TI no Hospital Adventista de São Paulo.

Os diretores viajavam por todo o Brasil, sendo que o número de reuniões era limitado. Assim, baseando-se na quantidade de viagens feitas anterior à adoção da videoconferência, há cerca de quatro anos, o gerente estima que houve uma redução de 75% das necessidades de viagens e/ou deslocamentos. Hoje, as videoconferências no Hospital Adventista de São Paulo crescem além da adoção pelo corpo diretivo. Fábio conta que a plataforma possibilitou realização de treinamentos, como um curso com uma média de seis pessoas por estabelecimento participando.

O Hospital Adventista mantém gravadas e para consulta somente as palestras e aulas por videoconferência, as quais estão disponíveis em tempo integral e indeterminado nas bases de conhecimentos dos arquivos da instituição.

Outra aplicação da plataforma Polycom reforça a ação de maneira colaborativa, ou seja, a sala de vídeo colaboração do Hospital Adventista de São Paulo é cedida a seus fornecedores para que eles possam contatar os demais hospitais , como faz a empresa Fator RH, uma consultoria que presta serviços ao Grupo Adventista, que necessita contatar os hospitais de outras localidades com frequência. “As aplicações se ampliam para o exterior, pois temos contatos de hospitais Adventistas do Peru, Chile, Equador, Argentina e Paraguai que realizam benchmarking de cdo grupo”, menciona o gerente de TI.

Melhores práticas e conformidade com ANSS

A adoção da plataforma de vídeo colaboração ao Plano Garantia de Saúde, pertencente ao Grupo da Igreja Adventista do Brasil, que conseguiu acelerar a disseminação das melhores práticas do plano de saúde às suas quatro operadoras e aos hospitais do grupo no País. Propaga ainda com maior rapidez, quase que simultaneamente aos anúncios da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS). “Realizamos as reuniões e palestras por videoconferência para a direção geral informar e orientar quanto às novidades da ANSS”, diz Thiago Vilas Boas, gerente do Plano Garantia de Saúde, umas das operadoras da Igreja Adventista que atuam no Brasil.

Agora, a expectativa no Hospital Adventista de São Paulo com a videoconferência é que um projeto torne essa plataforma um aplicativo para smartphone, expandindo o uso da plataforma Polycom para um maior número de interações.

Sobre o Hospital Adventista de São Paulo

O Hospital Adventista de São Paulo, fundado em 09 de março de 1942, com base nos mesmos princípios que sustentam mais de 740 hospitais e instituições de saúde espalhadas pelos quatro continentes, está localizado no bairro da Liberdade, região central da cidade, oferecendo aos seus clientes atendimento personalizado nas mais diferentes especialidades médicas. Além das instalações do Hospital, possui ainda Centros Médicos e Diagnóstico próprios.