O Hospital de Clínicas de Porto Alegre adotou a solução Oracle Cloud Machine integrada com seu datacenter para gerir mais de 600 mil atendimentos por ano, tornando-se um dos primeiros casos de integração de infraestrutura proprietária com serviços na nuvem, com um serviço público na área de saúde.

O HCPA é um hospital público de grande porte, nacionalmente reconhecido pela adoção de alta tecnologia na gestão da saúde. No ano de 2009 foi selecionado pelo Ministério da Educação para realizar a transferência de seu Modelo de Gestão Hospitalar para os demais 43 Hospitais Universitários Federais. Essa transferência vem sendo realizada pelo HCPA através do desenvolvimento e distribuição de um sistema de gestão hospitalar, baseado em suas melhores práticas administrativas e assistenciais. Com a adoção da nova solução disponibilizada pela Oracle, busca garantir segurança, privacidade de dados, melhor experiência na nuvem, redução de custos e conectividade de alta velocidade.

No período de testes que durou 12 meses, o hospital necessitava que toda a plataforma Oracle fosse facilmente integrada com outros sistemas e uma largura de banda alta, a fim de apoiar o seu ERP. Nesse período foram alocadas na nuvem pública da Oracle, bases de dados e ambientes de testes, desenvolvimento e homologação.

Hoje a produção assistencial do HCPA contempla mais de 600 mil consultas, 34 mil internações e 3,4 milhões de exames por ano. Os resultados preliminares da integração do datacenter do HCPA com a nuvem pública da Oracle foram animadores. Do ponto de vista da economia, o uso exclusivo do modelo hardware mais licenciamento de software custaria expressivamente mais do que a nova solução que integra a nuvem ao datacenter do cliente. A experiência positiva obtida na prova de conceito com a nuvem pública referendou a contratação de um novo projeto, agora com nuvem híbrida, utilizando a Oracle Cloud Machine a ser instalada localmente no datacenter do HCPA, trazendo todos os benefícios da nuvem e permitindo ao Hospital transitar de forma transparente entre nuvem pública e privada, conforme as necessidades do negócio.

“A adoção dos serviços de nuvem da Oracle, além dos inúmeros benefícios e redução de custos, nos permitiu deixar o modelo tradicional de investimentos em licenças (CAPEX) para um modelo totalmente contratado como serviços (OPEX)”, comenta Valter Ferreira da Silva, CIO do HCPA.