Primeiro hospital privado do Panamá, fundado em 1949, a Clínica Hospital San Fernando (CHSF) está investindo na transformação de suas operações para oferecer  melhores serviços aos pacientes. O projeto não inclui apenas a arquitetura, mobiliário e equipamentos médicos, mas também a atualização dos sistemas de TI. Por isso resolveu adotar as soluções de portal de laudos e imagens VeDocs e de business intelligence WhiteBox, ambas oferecidas pela empresa brasileira Inovapar Soluções.

A participação da Inovapar no plano de renovações do hospital é resultado da parceria da empresa com a GE Healthcare e  com a PROMED, focadal em consultoria e projetos de implantação de equipamentos, sistemas médicos e outros serviços para o mercado de saúde na América Latina. Os sistemas da Inovapar utilizados na CHSF são homologados para integrar com as soluções de Healthcare IT da GE e fazem parte do portfólio desta divisão da multinacional. Além do Panamá, a parceria com a PROMED estende-se aos demais países em que elaa atua – Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Porto Rico, República Dominicana e Nicarágua.

Soluções

O uso do Portal VeDocs está alinhado com a cultura do hospital de evitar o uso de papéis. Com ele, os pacientes, os médicos da CHSF e os médicos externos poderão acessar, pela internet, os laudos e as imagens dos exames radiológicos feitos na instituição. No total, são quase 1.000 médicos cadastrados na Clínica Hospital San Fernando que poderão visualizar os resultados dos seus pacientes através do Portal VeDocs. Um número bastante expressivo.

Para acessar os resultados, as informações de protocolo e senha de acesso serão enviadas por e-mail ao paciente, evitando, assim, a impressão desses dados. Dessa forma, o hospital promove um acesso simples e seguro ao Portal.

Já a solução de business intelligence, o WhiteBox, vem para fornecer os subsídios necessários para a tomada de decisão dos gestores a curto, médio e longo prazo. Mais de 20 relatórios diferentes, que antes eram gerados manualmente, passarão a ser gerados automaticamente no sistema, com segurança e facilidade de cruzamento dos dados. Entre as informações extraídas e analisadas estarão os laudos entregues no prazo; produtividade médica; estudos realizados por médico solicitante.

Qualidade

Tanto a Clínica Hospital San Fernando, que foi a primeira instituição hospitalar panamenha a conquistar a certificação Joint Commission International (JCI), quanto a PROMED primam pelas melhores práticas em matéria de qualidade e segurança do paciente. Por isso, todo o processo de implantação dos sistemas da Inovapar foi bem documentado em espanhol, e todas as exigências estão sendo atendidas conforme as necessidades do cliente.