O Hospital e Maternidade Santa Joana acaba de receber a certificação da Society for Obstetric Anesthesia and Perinatology (SOAP) – o mais importante reconhecimento internacional no âmbito de anestesia obstétrica. A conquista como ‘Centro de Excelência em Anestesia Obstétrica’ atesta a competência da Maternidade em segurança da paciente e qualidade no atendimento. Foram 39 instituições certificadas e o Santa Joana foi a única maternidade brasileira e da América Latina a ser reconhecida no maior congresso de anestesia obstétrica, que ocorreu nos dias 1º a 5 de maio de 2019, em Phoenix, no Arizona (EUA).

A certificação da SOAP avalia rigorosos critérios, como qualificação dos profissionais (especialização em anestesia obstétrica e educação continuada); estruturas e equipamentos da instituição; protocolos definidos para cesárea e para parto normal; e treinamento em simulação realística – quantidade de profissionais treinados. Entre os 39 Centros de Excelência em Anestesia Obstétrica certificados em 2019 estão as mais conceituadas faculdades de medicina dos Estados Unidos, como a Universidade de Stanford, Universidade de Northwestern, Universidade de Columbia, Hospital Johns Hopkins, Universidade da Carolina do Norte, Universidade de Minnesota, Universidade da Califórnia, Hospital de Massachusetts e Hospital Brigham And Women’s – que são filiados à Universidade de Harvard, e a Universidade de Washington.

O grupo de Anestesia do Hospital e Maternidade Santa Joana conta com 94 profissionais em seu corpo clínico interno, com ampla experiência em anestesia obstétrica de alto e baixo riscos. Também, a Instituição, que já é referência no país, passa constantemente por aprimoramentos em relação à estrutura, processos, protocolos e gestão de pessoas.

Com isso, por meio do seu Centro de Simulação Realística especializado em Obstetrícia e Neonatologia tem contribuído de maneira relevante na educação de profissionais da saúde de seu corpo clínico interno e externo com simuladores de alta tecnologia em uma estrutura flexível, que pode reproduzir suíte de parto, consultório ou sala de cirurgia. Trata-se da capacitação de equipes multidisciplinares, formadas por obstetras, anestesiologistas, neonatologistas, enfermeiras e outros profissionais, para saberem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e, também, em situações extremas.

Também dentro dos Programas de Ensino e Simulação do Santa Joana está o Programa de Redução de Mortalidade Materna, com protocolos assistenciais para capacitar a equipe multidisciplinar no atendimento da paciente com eclampsia, síndromes hemorrágicas, no atendimento e diagnóstico da sepse e parada cardiorrespiratória em obstetrícia, bem como promover reflexão sobre as melhores práticas em obstetrícia para redução da mortalidade materna, uniformizando o atendimento das pacientes obstétricas e garantindo eficácia nos resultados no Hospital.

A certificação pela excelência no atendimento em anestesia obstétrica da SOAP é mais uma conquista que evidencia a cultura da instituição, que tradicionalmente se preocupa com a educação médica continuada e promove anualmente a Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana, evento referência em Anestesia Obstétrica no Brasil.

“Estamos muito felizes por sermos uma das instituições mais seguras do mundo em relação à anestesia obstétrica. Trata-se de mais um atributo que referencia o Santa Joana na excelência médica e técnica, contribuindo para a escolha da maternidade pelos médicos obstetras e, principalmente, pelas pacientes. Todas nossas práticas e protocolos permitem criar uma relação de proximidade entre as parturientes e a equipe médica da Maternidade, proporcionando acolhimento, segurança e, acima de tudo, humanização em um momento tão especial para a família, que é a chegada do bebê ao mundo”, comenta Dra. Mônica Siaulys, coordenadora do departamento de Anestesista do Hospital e Maternidade Santa Joana, que esteve no evento para receber o reconhecimento.