O Hospital Infantil Alder Hey anunciou nesta quarta-feira, 11, que planeja lançar um aplicativo que usa Inteligência Artificial para melhorar o atendimento dos pacientes, usando tecnologia da IBM Whatson. Um aplicativo será capaz de identificar as ansiedades do paciente e fornecer informações seguras on-demand.

Segundo o jornal The Financial Times, o aplicativo também irá lembrar os pacientes jovens e seus pais sobre tratamentos e informá-los sobre cuidados posteriores, ao fornecer feedback para os médicos clínicos sobre as interações e sentimentos de paciente.

Por meio do aplicativo, as crianças serão capazes de fazer perguntas sobre tudo, desde o cardápio do hospital jantar para os detalhes do seu tratamento. O Hospital Alder Hey planeja usar Watson para apoiar o lado não clínico do paciente e oferecer insights sobre tratamentos numa fase posterior.

O aplicativo está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Hartree do Conselho de Ciência e Tecnologia, que é financiado pelo governo do Reino Unido.

“Através do poder da Watson somos capazes de permitir que a criança faça perguntas sobre o procedimento que eles estão prestes a realizar”, disse Lee Hannis, chefe de desenvolvimento no Centro de Hartree. “Podemos, então, revelar respostas de uma forma que é amigável através de um avatar, ou através de vídeos ou imagens, apenas para que eles tenham uma noção do que está prestes a acontecer com eles. Do ponto de vista de um médico, que começa a compreender que tipo de perguntas que a criança está fazendo, para então obter insights sobre como a criança está se sentindo.”

O aplicativo de Inteligência Artificial é um dos primeiros projetos resultado de uma colaboração £ 315 milhões entre IBM e STFC Hartree, dos quais a Big Blue irá contribuir com £ 200 milhões, enquanto o governo se comprometeu com £ 115 milhões para pesquisa em aplicações de Big Data.

Os pacientes irão fornecer feedback através do aplicativo de maneira voluntária. O aplicativo foi anunciado uma semana depois que o Google DeepMind enfrentou críticas por esconder detalhes sobre a extensão de um acordo de compartilhamento de dados que mantém com um NHS Trust, que opera três hospitais em Londres.