O hospital Mater Dei Betim-Contagem, inaugurado em janeiro deste ano, foi concebido seguindo as premissas das demais unidades da rede de saúde Mater Dei: alta qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes, com a utilização de tecnologias avançadas, e preocupação com a sustentabilidade. Para atender esses requisitos, a instituição adotou soluções Furukawa que garantem alta disponibilidade, segurança e confiabilidade à sua infraestrutura de comunicação, implantada a partir de  um projeto inovador que rendeu ao hospital Mater Dei Betim-Contagem o prêmio Furukawa Electric Awards – na categoria Enterprise.

Um dos diferenciais do projeto foi a implantação da solução DataWave Furukawa, que permite a gestão inteligente e centralizada da infraestrutura física do data center do hospital. Instalada na unidade Betim-Contagem, a solução de gerência está integrada à rede do hospital Mater Dei Contorno, de Belo Horizonte, que também utiliza infraestrutura Furukawa. “Os dois sites, localizados a 35 quilômetros de distância um do outro, estão sendo gerenciados a partir de um único sistema centralizado”, explica Rafaela França, superintendente de Infraestrutura e Tecnologia do grupo Mater Dei. “Isso proporciona uma visão centralizada dos ativos e garante alta disponibilidade e segurança na comunicação, que se reflete na entrega de serviços de qualidade para o cliente”, acrescenta.

Com uma interface intuitiva e controles automatizados, o software da solução DataWave provê fácil visualização das informações – por meio de dashboards, gráficos 3D, etc. Para a equipe de gestão da rede, esses recursos propiciam segurança na operação da rede, ganho de tempo, agilidade na descoberta de falhas, otimização e, consequentemente, maior produtividade.

Além da solução DataWave, o hospital Mater Dei Betim-Contagem instalou cabeamento estruturado Furukawa, capaz de suportar suas aplicações de missão crítica e de manter seus sistemas de informação e serviços de telecomunicações no nível máximo de funcionamento, mantendo sempre a segurança. A preocupação com a sustentabilidade ambiental levou à escolha de soluções green – os cabos GigaLan MAX Green Cat.6 e Cat.6A. “A busca por tecnologias sustentáveis, como iluminação led e de reutilização da água, por exemplo, é um requisito importante na rede Mater Dei”, afirma Rafaela.

A nova unidade do grupo conta com aproximadamente 6.600 pontos de rede, distribuídos entre leitos, ambulatório, pronto socorro, administração e outras áreas do hospital. Além de cabos de cobre, o projeto – implantado pelo integrador Uptec Construção e Tecnologia – também incluiu o uso de solução pré-conectorizada Furukawa em fibra óptica que suporta conexões de 40 Gbps e 100 Gbps atualmente e, no futuro, de 400 Gbps. Essas conexões são utilizadas, principalmente, na transmissão de imagens para diagnóstico médico – como raio-X e tomografia – que têm alta definição e não podem sofrer atraso (delay).

A nova unidade do grupo conta com aproximadamente 6.600 pontos de rede, distribuídos entre leitos, ambulatório, pronto socorro, administração e outras áreas do hospital. Além de cabos de cobre , o projeto – implantado pelo integrador Uptec Construção e Tecnologia – também incluiu o uso de solução pré-conectorizada Furukawa em fibra óptica capaz de conexões hoje de 40 Gbps e 100 Gbps e futuramente 400 Gbps. Essas conexões são utilizadas, principalmente, na transmissão de imagens para diagnóstico médico – como raio-X e tomografia – que não podem sofrer atraso (delay) e tem alta definição.

“Com esse projeto, temos uma rede à prova de futuro, que atende às nossas necessidades atuais e, ainda, está preparada para suportar aplicações que nem existem”, conclui Rafaela.