A IBM anunciou nesta quinta-feira, 31,  os planos do seu primeiro Centro Europeu de Saúde Watson de Excelência em Milão, perto do campus  de pesquisa Technopole 2040, apoiando o governo italiano para estabelecer um centro internacional para o avanço da genômica, big data, envelhecimento e nutrição.

Headline: IBM Signs Agreement with Italian Government on First-of-its-Kind Watson Health Center of Excellence in Italy Caption: IBM CEO Ginni Rometty and Italian Prime Minister Matteo Renzi witness the signing of an agreement for the planned Watson Health European Center of Excellence in Milan, near the country’s Human Technopole Italy 2040 research campus. The agreement was signed during a visit by Prime Minister Renzi to IBM’s new Watson Health global headquarters in Cambridge, MA. Seated from left to right: Erich Clementi, SVP, IBM Europe; Hon. Ivan Scalfarotto, Undersecretary at Italian Presidency of Council. Standing from left to right: Ginni Rometty, Chairman, President and CEO, IBM; Hon. Matteo Renzi, Prime Minister of Italy. For more information, please contact Lorie Fiber, IBM, lfiber@us.ibm.com. For more information ((Photo copyright: Daniel Goodrich)

A CEO da IBM, Ginni Rometty e o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi  assinaram um acordo durante a visita dele à sede da unidade  IBM Watson de Saúde em Cambridge, EUA.

O Centro faz parte de uma colaboração em longo prazo entre a IBM e o governo da Itália, na qual se planeja investir até US$ 150 milhões (€ 135 milhões) ao longo dos próximos anos e reunir cientistas dados, engenheiros, pesquisadores e designers para desenvolver uma nova geração de aplicações de saúde baseadas em dados e soluções.

Além disso, a formação do Centro destina-se a incentivar o desenvolvimento de um ecossistema pan-europeu para a reforma da saúde, pesquisa e startups de saúde.

Os profissionais do Centro devem trabalhar em colaboração com organizações de toda a Europa para criar uma nova classe de soluções conectadas baseadas em nuvem, na intersecção da computação cognitiva, ciências da vida e da saúde. Ele fornecerá acesso a recursos e tecnologias projetadas para ajudar a acelerar a pesquisa de novas opções de tratamento, promover a medicina personalizada e encorajar descobertas destinadas a melhorar a gestão global de saúde pública, em busca de sistemas de saúde sustentáveis.

A Itália é conhecida por seu compromisso com a saúde e bem-estar, evidenciado pelo fato de que tinha a segunda maior expectativa de vida do mundo em 2013 (de acordo com a Organização Mundial de Saúde), tem baixa mortalidade infantil  e o terceiro melhor desempenho médico mundial.

“A Itália é importante para a IBM – não só por causa da criatividade, habilidades e talento da força de trabalho do país, mas também por causa dos esforços do Governo para digitalizar economia da Itália”, disse Erich Clementi, vice-presidente sênior  da IBM Europa.

O Centro vai se focar no uso do Watson na nuvem para permitir percepções individualizadas e uma imagem mais completa dos muitos fatores que podem afetar a saúde das pessoas. A plataforma permite que essas informações sejam compartilhadas de forma anônimas, e combinadas com uma visão agregada de outros dados de saúde para, por exemplo, melhorar a capacidade de médicos e pesquisadores médicos para identificar novos alvos de medicamentos inovadores ou permitir que aos médicos personalizar as opções de tratamento para pacientes com câncer.

“Os cuidados de Saúde estão passando por uma tremenda mudança, impulsionada por dados. O volume e a variação dos dados de saúde estão crescendo exponencialmente a cada dia que passa e nossa capacidade de monitorar novas medidas de saúde – tais como dados sociais e dados meteorológicos – estão fazendo a saúde global uma equação ainda mais complexa para resolver “, disse Deborah DiSanzo, general manager para IBM Watson Saúde. “Esta nova era na saúde não será alcançada através de esforços solitários. Ele vai exigir o trabalho de inúmeros peritos juntos em um ecossistema onde as ideias são facilmente compartilhadas para melhorar e salvar vidas em todo o mundo.”

O Centro de Excelência Europeu de Saúde Watson  faz parte  dos recentes investimentos da IBM na Itália e em toda a Europa, incluindo um novo IBM Cloud Data Center em Milão e a abertura da Centro Global Watson Internet das Coisas em Munique, Alemanha.