A IBM Watson Health estabeleceu uma iniciativa de pesquisa com a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, com o objetivo de definir uma troca segura, eficiente e escalável de dados de saúde usando a tecnologia blockchain. A IBM e a FDA irão explorar o intercâmbio de dados mediados pelo proprietário de várias fontes, tais como Registros Médicos Eletrônicos, ensaios clínicos, dados genômicos e dados de saúde de dispositivos móveis, wearables e da Internet das Coisas.

Soluções de saúde transformadoras são possíveis quando pesquisadores e provedores de saúde têm acesso a uma visão de 360 graus dos dados dos pacientes. Hoje, os pacientes têm pouco acesso aos seus dados de saúde e não podem facilmente compartilhar com pesquisadores ou provedores. Dando aos pacientes a oportunidade de compartilhar seus dados com segurança, para fins de pesquisa ou através de seus prestadores de cuidados de saúde, cria oportunidades para grandes avanços em saúde. A tecnologia Blockchain, que permite que as organizações trabalhem em conjunto com mais confiança, é projetada para ajudar a tornar isso uma realidade.

Ao manter uma trilha de auditoria de todas as transações em um “ledger” distribuído inalterável, a tecnologia blockchain estabelece a prestação de contas e a transparência no processo de troca de dados. No passado, a partilha em grande escala de dados de saúde foi limitada por preocupações de segurança de dados e violações da privacidade dos pacientes durante o processo de troca de dados.

Um recente artigo do IBM Institute for Business Value, “Healthcare rallys for blockchains”, baseado em um levantamento de cerca de 200 executivos de saúde, descobriu que mais de sete em dez líderes da indústria acreditam nos benefícios do blockchain nos cuidados de saúde, com uso de registros de avaliação médica, conformidade e regulamentação.

A IBM e a FDA irão explorar como um framework blockchain pode potencialmente proporcionar benefícios à saúde pública, apoiando casos de uso importantes para troca de informações através de uma ampla variedade de tipos de dados, incluindo ensaios clínicos e dados de evidências do “mundo real”. Novos insights combinando dados através do ecossistema de saúde podem potencialmente levar a novas descobertas biomédicas. Os dados dos pacientes de wearables e de dispositivos conectados, por exemplo, podem ajudar médicos e cuidados a controlar melhor a saúde da população.

A colaboração também abordará novas formas de alavancar os grandes volumes de dados diversos nas indústrias biomédicas e de saúde atuais. Um ecossistema seguro de compartilhamento de dados mediado pelo proprietário poderia potencialmente trazer a promessa de novas descobertas e melhorar a saúde pública.

A IBM traz extensa experiência em tecnologia blockchain, por exemplo, a IBM é membro fundador e contribuinte chave para o projeto Hyperledger da Fundação Linux.

Como a promessa de blockchain em saúde se torna cada vez mais evidente, a IBM trabalhará para definir e construir a solução tecnológica para um ecossistema escalável e descentralizado de compartilhamento de dados.

“O setor de saúde está passando por mudanças significativas devido à grande quantidade de dados dispares sendo gerados. A tecnologia Blockchain fornece uma estrutura descentralizada altamente segura para o compartilhamento de dados que acelerará a inovação em toda a indústria “, disse Shahram Ebadollahi, vice-presidente de inovações e diretor de ciência da IBM Watson Health.