A IBM anunciou hoje na conferencia de radiologia RSNA 2016 novas soluções de imagem de Watson Health projetadas para ajudar profissionais de saúde a conseguir abordagens personalizadas de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes. As soluções de beneficiam mais de uma década de aprendizado de máquina e inteligência artificial (AI) trabalho realizado na IBM Research.

Imagens médicas é, de longe, a fonte de dados maior e mais rápido crescimento na indústria de saúde – estimativa de pesquisadores da IBM dizem que elas representem pelo menos 90% de todos os dados médicos hoje – e também apresentam desafios que precisam ser abordadas.

Ferramentas para ajudar os médicos a extrair ideias de imagens médicas permanecem limitadas, feitas manualmente. O Watson Health cria uma oportunidade para analisar e comparar as imagens médicas contra um acervo de resultados de laboratórios, registros eletrônicos de saúde, testes genômicos, estudos clínicos e outras fontes de dados relacionados à saúde para permitir que provedores possam comparar novas imagens médicas com a história de imagem do paciente, bem como de populações de pacientes similares, para detectar alterações e anomalias.

Prontuário

Uma ferramenta de revisão de nível cognitivo pretende ajudar os profissionais de saúde a reconciliar as diferenças entre dados e evidências clínicas do paciente no registro de saúde eletrônico do paciente (RSE).

Uma ferramenta de sumarização de dados cognitivos visa propiciar a radiologistas, cardiologistas e outros médicos um conjunto de informações clínicas do paciente específico para usar ao interpretar estudos de imagiologia, para diagnóstico e tratamento de pacientes.

Uma ferramenta de apoio médico cognitiva pretende ajudar médicos a personalizaras decisões de saúde baseadas na integração de dados de imagem com outros tipos de dados do paciente.

O MedyMatch App Hemorragia Cerebral, por exemplo, é uma ferramenta de análise de imagem que pretende ajudar a médicos na sala de emergência diagnosticar um derrame ou sangramento de cérebro em um paciente com trauma, identificando elementos de prova pertinentes em um prontuário do paciente.

Marktation, um novo processo para interpretar imagens médicas pretende ajudar os médicos a melhorar a leitura de imagem com velocidade e precisão, com uma aplicação inicial em mamografia.

Watson Módulos Clínicos Integrados é uma aplicação de nuvem para radiologistas que visa aumentar a eficiência do leitor e neutralizar as causas comuns de erros em imagens médicas, tais como taxa básica negligência, ancoragem, viés, viés de moldação e fechamento prematuro.

O módulo de controle e segmentação de lesão foi projetado para ajudar radiologistas a aumenta a velocidade pelo qual eles interpretam exames de comparação com relatório de pacientes com câncer e para pacientes em condições que requerem acompanhamento longitudinal.