Com as inovações da tecnologia, a comodidade do autoatendimento pode ser transferida para outros processos comuns do nosso dia a dia, como o agendamento de consultas e exames, por exemplo. Essa é a proposta que a Inovapar Soluções, especializada em consultoria, projetos e implantação de tecnologia para Medicina Diagnóstica, apresentou durante a Jornada Paulista de Radiologia (JPR), que terminou neste domingo, 7, em São Paulo.

Durante o evento, radiologistas, médicos de áreas correlatas, enfermeiros, técnicos  puderam avaliar a solução Portal de Autoagendamento, desenvolvida pela Touch Health, no estande da Inovapar. Com o Portal, tudo o que o paciente tem a fazer é acessar o site da instituição de saúde, escolher a melhor opção para o seu procedimento e marcar seu horário.

Personalização

O Portal de Autoagendamento é um módulo da solução completa de agendamento WISE, distribuída pela Inovapar. A solução considera diversas variáveis. Ao realizar o agendamento de exames e/ou consultas, o paciente pode informar preferências como gênero do médico, nome do profissional, dia da semana, período do dia e localização.

Além das preferências do paciente, a plataforma também leva em consideração as regras de negócio da instituição, como sequenciamento de procedimentos, conflitos entre preparos, múltiplas unidades, cobertura por convênio, número de exames que determinado médico realiza por dia e bloqueios customizados.

A solução também realiza a busca das melhores opções considerando múltiplos exames simultaneamente, para informar a melhor grade de horários válida ao paciente.

Ao confirmar o agendamento, o paciente já faz uma espécie de check-in, pois o próprio sistema pode fazer a consulta de elegibilidade do convênio, e pedir ao paciente a documentação necessária: pedido médico, carteirinha e/ou documentos digitalizados (na versão mobile, o paciente tem a opção de tirar fotos diretamente do Portal).

Além disso, a plataforma guarda todas as preferências que o paciente fez no momento do agendamento, e as considera em casos de necessidade de remarcação.

Para facilitar o acesso, o Portal contempla a opção de login através de uma conta do paciente em mídias sociais. Dessa forma, o paciente não precisa realizar um novo cadastro toda vez que for necessário agendar um novo exame ou consulta.

A solução de autoagendamento pode ser integrada ao website ou ao app da instituição de saúde. Com isso, o paciente ganha autonomia para realizar seu agendamento através de seu computador, tablet ou celular. Sempre com as mesmas facilidades de busca automática oferecidas pela solução Wise ao call center da instituição.

“O Portal de Agendamento não se limita a mostrar uma agenda com os horários disponíveis para os procedimentos”, informa Ricardo Auriemo, diretor da Inovapar. “Informações e regras da instituição, como as particularidades da agenda de um médico específico, que antes estariam em um caderno ou sistema a parte, ou até na memória dos atendentes, passam a fazer parte da simulação dos melhores horários através de um único sistema”, complementa.

Atualmente, os atendentes do call center de 10 hospitais da Rede D’Or São Luiz  utilizam a plataforma WISE, agilizando o agendamento.