Com o objetivo de automatizar etapas críticas do processo e facilitar o trabalho, diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas, (bem como para exames de DNA com objetivo de investigação de paternidade)  trazendo o workflow tradicional da área para uma realidade digital,  a Inovapar Soluções está distribuindo a solução Motion LIS desenvolvida pela Touch Health.

A área de Biologia Molecular é relativamente nova, já que começou a ser estudada de fato no início da década de 1950. Representa uma das especialidades de maior potencial para a realização de pesquisas na área médica. No entanto são exames que possuem processos mais longos, grande parte executados manualmente, dependendo de cálculos complexos e uma análise e interpretação de um profissional altamente especializado.

O módulo viabiliza a gestão do processamento das amostras, passando pelo registro do pedido médico, faturamento dos exames e visualização dos laudos na internet. A tela de triagem permite que no momento da separação do material biológico, a partir de regras pré-configuradas, o sistema realize o fracionamento da amostra, gerando um código de barras para os extraídos de RNA ou DNA. Essa identificação é importante, pois garante maior rastreabilidade das alíquotas necessárias para a realização do exame, visto que, muitas vezes, as amostras são identificadas manualmente e, por não possuírem identificação individualizada, dificultam o processo de armazenamento e a localização posterior, caso haja necessidade.

Outro diferencial do sistema é a possibilidade de priorizar a ordem de realização dos exames de acordo com critérios de execução ou logística do laboratório. Por exemplo, quando uma amostra é recebida em tubo Digene para realização dos exames de Captura Híbrida para HPV e Tipagem para HPV por Microarray, a recomendação é realizar primeiro a extração do material genético e em seguida encaminhar o tubo para realizar a Captura Híbrida. Isso porque, uma vez adicionado o reagente de denaturação ao tubo Digene para a realização da etapa de denaturação, o material fica inviável para extração, o que levaria a solicitação de uma nova coleta dessa paciente. O sistema, então, prioriza a extração do material genético, conforme a recomendação.

O Monitor de Preparo de Amostras é outro benefício que o Motion LIS traz aos laboratórios de Biologia Molecular. Nele, é possível acompanhar cada etapa do processo em tempo real, facilitando a priorização de urgências e o rastreamento das amostras. Além disso, o gerenciamento feito pelo monitor permite mensurar o tempo médio gasto em cada etapa e, com essas informações, gerar indicadores como o TAT, por exemplo.

A partir do Monitor de Preparo também é possível a emissão de mapa de trabalho com a ordem das amostras que devem ser preparadas de acordo com a posição dos tubos primários na estante. A identificação por código de barras tanto do tubo primário quanto do extraído e o mapa de trabalho auxiliam o preparo e, dessa forma, o laboratório reduz consideravelmente os erros durante a execução, que podem acontecer por falha de identificação ou erro na pipetagem.

O Motion LIS integra-se com os principais equipamentos analíticos para Biologia Molecular do mercado, através de interface que permite identificar a posição de cada uma das amostras inseridas, o que facilita o processo tanto no momento de enviar a ordem de execução para o equipamento quanto no retorno do resultado, pois o equipamento retorna o resultado pela posição da amostra. Com a interface entre o equipamento e o Motion LIS, os erros de digitação durante a identificação das amostras ou na transcrição dos resultados são eliminados, aumentando a produtividade do laboratório e garantindo a qualidade na execução dos exames oferecidos.

No caso de equipamentos que não suportam integração, o módulo de Biologia Molecular do Motion LIS contempla ferramentas que auxiliam o usuário durante a etapa de digitação, facilitando um dos passos mais críticos dentro de um laboratório da área. Os resultados desses exames costumam ser longos e complexos e diferem muito entre um paciente e outro. Por isso, os possíveis resultados, como tipos de mutação, gene, posição, variante, entre outros, são estruturados no sistema, o que padroniza os resultados disponibilizados para os pacientes, reduzindo erros durante a digitação e excluindo da rotina do laboratório o uso de programas processadores de texto para elaboração dos laudos. O sistema também possibilita a inserção de imagens obtidas dos equipamentos no laudo.

Ele ainda traz indicadores para a tomada de decisão na gestão do negócio. Indica onde está o gargalo – na extração, na amplificação do gene -, o que pode justificar a necessidade da contratação de um novo profissional ou a realocação na equipe para otimizar os processos.

Apesar do grande potencial que tem, a Biologia Molecular ainda é uma área menos explorada que as outras. Muitos laboratórios e hospitais oferecem exames da especialidade utilizando os serviços de um laboratório de apoio. Por isso, o Motion LIS integra-se com qualquer sistema hospitalar, laboratório cliente ou apoio, para recepção de pedidos e envio de resultados. Com ele, também é possível mensurar o número de exames enviados para o laboratório de apoio, o que auxilia na tomada de decisão para internalização de um determinado exame.

Teste de paternidade

O serviço de determinação de vínculo genético – Teste de paternidade – utilizando técnicas de Biologia Molecular são mais relacionados a questões jurídicas do que a saúde. Por isso, são ainda mais raros os laboratórios que disponibilizam diretamente este serviço, contando com a produção de laboratórios maiores de apoio.

A DASA, uma das maiores empresa prestadora de serviços de Medicina Diagnóstica da América Latina, utiliza o Motion LIS há mais de 10 anos e conta com o módulo de Teste de Paternidade na plataforma. Atendendo solicitações internas e de laboratórios clientes, um dos principais benefícios do módulo é o controle de qualidade específico, com análise crítica dos resultados de todas as amostras de uma placa, afim de verificar casos de contaminação ou troca de amostras. Os laudos de paternidade são estruturados no sistema, com todos os cálculos de índice e probabilidade de paternidade obtidos automaticamente.