O Instituto de Pesquisa HCor apoiará, em conjunto com a Fiocruz, Ministério da Saúde, BRICnet, e outras sociedades médicas, um estudo mundial sobre o novo Coronavírus. Com organização da ISARIC, rede de pesquisa mundial focada no tratamento de doenças emergentes, o estudo tem como objetivo coletar dados clínicos de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (nCoV).

“Os dados do estudo serão utilizados para informar autoridades no mundo e no Brasil sobre a progressão do surto e gerar uma resposta mais efetiva de saúde pública e atendimento ao paciente”, explica o Dr. Alexandre Biasi Cavalcanti, médico da UTI e Diretor do IP HCor.

Coleta de dados

Por meio de um questionário, médicos de todo o mundo que atendem casos hospitalizados com suspeita ou comprovação de infecção pelo novo coronavírus irão coletar dados dos pacientes, que serão enviados para um banco de dados central mantido pela Universidade de Oxford, responsável por armazenar e organizar todas as bases de dados. Os dados do Brasil serão usados para informar autoridades brasileiras sobre a doença.

No Brasil, o HCor colaborou, entre outros processos, com a tradução e versão inicial do protocolo de pesquisa, elaboração do termo de consentimento, além da submissão e negociação com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Tempo Recorde

Pelo quadro de urgência o estudo foi aprovado em tempo recorde pela CONEP. Aprovações para pesquisas com cooperação internacional podem demorar, em média, oito meses.