A Stanley Healthcare, fornecedora para soluções de visibilidade e análise para o setor de saúde, e a InterSystems, anunciaram a próxima etapa da parceria para integração estratégica de ambas as empresas com a finalidade de permitir novas aplicações de Internet das Coisas (IoT) na área de saúde.

As tecnologias de IoT têm um grande potencial para melhorar a experiência do paciente e aumentar a eficiência na prestação dos cuidados. A plataforma da Stanley Healthcare, AeroScout Real-Time Location Systems (RTLS), é uma das tecnologias fundamentais de IoT que proporciona aos hospitais visibilidade sobre o status e a localização dos pacientes, equipes internas e equipamentos. Agora, com a integração proporcionada pela solução da InterSystems, os hospitais estão obtendo novos valores a partir dos dados de tempo e de localização proporcionados pelo RTLS para casos de uso avançados, como Patient Flow (Fluxo de Pacientes) e Staff Workflow (Workflow de equipes).

Os hospitais estão investindo nessas soluções para entender e gerenciar melhor os complexos fluxos de trabalho clínicos e as interações entre pacientes, equipes internas e recursos. E é a combinação da localização em tempo real com sistemas de informação clínica que torna possíveis essas aplicações.

A Stanley Healthcare baseia-se na plataforma da InterSystems para integrações críticas ao Registro Médico Eletrônico (EMR) e aos sistemas Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) – um protocolo padrão que permite gerenciar diretórios e acessar bases de informações sobre usuários de uma rede, através de protocolos IP’s. O EMR integrado ao RTLS permite aos hospitais agilizar processos, eliminar a entrada de dados duplicados, e reduzir erros humanos através da automatização.

A InterSystems desenvolve plataformas de saúde conectada e soluções que permitem aos médicos capturar, compartilhar, entender e agir sobre seus dados, incluindo o InterSystems HealthShare, plataforma de informática para saúde. Os clientes da InterSystems são os principais hospitais, sistemas de saúde, redes de informação de saúde, planos de saúde, fabricantes de dispositivos médicos, laboratórios, e outras organizações que atendem a centenas de pessoas em todo o mundo. A tecnologia InterSystems Enterprise Service Bus (ESB) fornece integração de saúde rápida e confiável com suporte inovador para protocolos globais de informação de saúde e formatos de mensagem.

A integração do EMR possibilitada pela InterSystems permite admissão automática, atualização e alta dos pacientes na solução AeroScout, e a atribuição automática de crachás RTLS quando um paciente dá entrada em uma clínica. Ele também garante que haja informações exatas dos pacientes dentro do sistema RTLS. Ao melhorar os dados de localização com informações demográficas e clínicas geradas pelo EMR, e documentando as informações da jornada do paciente (atribuição de equipe interna, atribuição de leitos, horários de visitas planejadas vs. efetivadas, etc.), a solução AeroScout fornece contexto, automatiza os processos relacionados aos pacientes e melhora a experiência do paciente, assim como os fluxos de trabalho da equipe interna e as análises de utilização de leitos.

Da mesma forma, a integração entre a solução AeroScout e o sistema LDAP do hospital permite a atualização automática das informações da equipe interna do LDAP dentro do AeroScout. Os hospitais podem manter uma lista exata de membros da equipe interna dentro do AeroScout para aplicações como Fluxo de Pacientes, Fluxo de Trabalho de Equipes, Equipe de Assistência e Monitoramento de Conformidade de Higiene das Mãos.

“Todos reconhecem a necessidade em lidar com um grande volume de informação em hospitais e na saúde – é literalmente uma questão de vida ou morte. Mas poucas pessoas entendem como é complicado manter esse fluxo”, afirmou Joe DeSantis, vice-presidente para Saúde da InterSystems. “A Internet das Coisas não é só conectar aparelhos, mas também pessoas, organizações e comunidades. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Stanley Healthcare, pois, a partir do nosso projeto, os profissionais de saúde podem realizar atendimentos mais seguros, eficientes e conectados”.

“Os hospitais e os sistemas de saúde estão em busca de novas ferramentas para ajudar a melhorar a experiência e os resultados dos pacientes, ao mesmo tempo em que tornam as operações internas mais eficientes. As tecnologias de IoT, como o RTLS (Real Time Locating Systems – Sistemas de Localização em Tempo Real, em inglês), já tornaram esse desafio uma realidade, ao entregar novos insights sobre os fluxos de trabalho dos hospitais”, disse Gabi Daniely, vice-presidente de Produtos, Soluções e Marketing da Stanley Healthcare. “A parte crítica do valor entregue pela nossa solução se baseia na interoperabilidade com outros sistemas de informação de saúde habilitados pela InterSystems. Estamos felizes por trabalhar com um parceiro da mesma opinião, que compartilha nossos objetivos para entregar novos valores para os profissionais de saúde.