Com o objetivo de ampliar as medidas preventivas e de combate ao Coronavírus, a Klabin desenvolveu um aplicativo para agilizar o atendimento dos colaboradores e aproximá-los das equipes médicas de suas operações. Criado em tempo recorde pela equipe de inovação e tecnologia da Companhia, a solução foi programada para atender, inicialmente, a uma demanda da Unidade Florestal do Paraná, que mantém equipes trabalhando em módulos remotos, distantes dos centros urbanos.

Diariamente, antes do início de cada turno, é realizada a aferição de temperatura dos colaboradores. Caso alguma alteração seja percebida, o aplicativo “Klabin Saúde” é acessado por meio da leitura de QR Code presente no crachá do profissional e uma notificação é enviada automaticamente ao médico de plantão, que consegue acessar os dados do prontuário do colaborador. O atendimento é feito praticamente em tempo real, por telefone, e a equipe médica faz uma avaliação do caso e, se julgar necessário, o colaborador é afastado como medida de segurança.

“Testamos o aplicativo nas operações das Unidades Florestais e o resultado foi bastante efetivo. Estamos trabalhando na ampliação para as fábricas da Klabin já com novas funcionalidades. Além de prevenirmos a disseminação do Coronavírus, com o uso do aplicativo podemos fazer uma leitura mais analítica, identificando regiões críticas e mapeando cenários que ajudam na tomadas de decisões”, afirma Sérgio Piza, diretor de Gente e Serviços Corporativos da Klabin.

O aplicativo também disponibiliza um questionário para autoavaliação. Os colaboradores são orientados a preencher o documento antes de cada turno e, caso alguma resposta indique risco de infecção, o médico é avisado e o profissional recebe uma notificação de que não poderá iniciar o trabalho. O contato com o médico é feito na sequência para uma consulta mais detalhada.

Abastecimento da cadeia essencial

Para garantir a manutenção de suas operações, a Klabin ampliou significativamente as suas iniciativas para controle da disseminação do COVID-19 entre os seus colaboradores e a comunidade, intensificou os protocolos de saúde e segurança, incluiu dezenas de ações de contingência na rotina diária dos seus profissionais e reduziu as suas operações ao limite técnico para continuar atuando com segurança.

Mais de 80% da produção de celulose, papéis para embalagens e embalagens de papel da Klabin é direcionada aos segmentos de alimentação (industrializados e in natura), higiene (papel higiênico, lenços, creme dental, entre outros) e limpeza (sabão em pó e sabonete, por exemplo), considerados de primeira necessidade para a população. A Companhia também é a única produtora de celulose fluff no Brasil, insumo primordial para a produção de fraldas descartáveis (infantis e geriátricas). Só no País, a empresa é responsável pelo abastecimento de 50% do mercado.