Em julho de 2015, a Konica Minolta anunciou a compra da Sawae Tecnologia Ltda, fabricante de equipamentos de sistemas de raios X baseada em Minas Gerais. Já nos primeiros seis meses após a aquisição, a empresa registrou aumento de 25% nas vendas, crescimento impulsionado pela integração de tecnologias de raios X da Sawae e de DR da Konica Minolta.

Passado um ano, a tendência de crescimento continua e a empresa registra no primeiro semestre de 2016 a mesma quantidade de equipamentos de raios X comercializados durante todo o ano de 2015, além de investir no quadro de funcionários, que cresceu 20%.

“Vimos nossos concorrentes demitindo e reduzindo a capacidade produtiva em anos passados. Já a Konica Minolta esteve no caminho contrário: com a aquisição da Sawae no Brasil e a aquisição internacional da Viztek, continuamos contratando”, afirma Daniel Martins, country business manager da Konica Minolta no Brasil.

“A filosofia da Konica Minolta é oferecer soluções com alto valor agregado com segurança e confiabilidade. Estamos percebendo que o mercado e os clientes buscam parceiros e não empresas que vendam produtos. E é por isso, que ter uma fábrica no Brasil tem se tornado um dos nossos fatores chaves para nosso crescimento, pois podemos entregar a eles soluções focadas em suas necessidades como uma empresa parceira de nossos clientes”, destaca Hiroyuki Oba, presidente da Konica Minolta Healthcare do Brasil.

Fundada em 1993, a Sawae já era uma empresa consolidada no setor. Após a compra pela Konica Minolta, a comercialização de suas soluções em raios X passou a ser integrada ao AeroDR, o detector digital sem fio fabricado pela multinacional. A junção destas duas tecnologias permitiu aos clientes obterem uma solução digital integrada, de qualidade diferenciada, por investimentos condizentes com o mercado local.

“Quando realizamos a junção entre o raios X Sawae ao detector AeroDR, transformando o equipamento em um DR integrado, criamos a sinergia perfeita: passamos a oferecer aos clientes a possibilidade de ter uma tecnologia de ponta com um excelente custo-benefício, representando novas opções de investimento para clínicas, hospitais e centros de diagnóstico”, explica Daniel.

Outro equipamento desenvolvido localmente foi o Delicata 10, lançado na 46ª Jornada Paulista de Radiologia, em abril deste ano: um mamógrafo analógico que, juntamente com o CR Regius 110HQ, oferece uma solução diferenciada para a saúde da mulher, focada em seu conforto e na rapidez do atendimento.

Na contramão do cenário atual, Daniel observa que a Konica Minolta não para de crescer, o que permitirá à empresa continuar investindo e expandindo sua operação na sede em Nova Lima, Minas Gerais. “A sinergia entre os equipamentos de raios X e mamografia da Sawae e as soluções da Konica Minolta tem sido um importante fator propulsor do nosso crescimento, e esperamos resultados ainda melhores até o fim do ano”, ressalta.

A aquisição da Sawae, a primeira na América Latina, foi uma decisão estratégica tomada pela Konica Minolta. O objetivo é estar mais próxima do promissor mercado brasileiro e latino-americano com uma base fabril, capaz de oferecer aos clientes soluções integradas em raios X (analógico e digital), mamografia, DR, CR, ultrassom e TI, sempre adequadas às necessidades e realidade dos mercados locais.

“Durante os últimos 12 meses, a Konica Minolta tem se transformado de uma importadora de soluções de imagem em uma empresa brasileira provedora de soluções completas, por meio de investimento, contratações locais e aquisições. O compromisso da Konica Minolta em desenvolver soluções que atendam às necessidades exclusivas de Imagem Primária de nossos clientes brasileiros é e continuará a ser o objetivo número 1 de nossa transformação”, explica David Widmann, presidente e CEO da Konica Minolta Medical Imaging.