O Laboratório Cristália conquistou o Prêmio Inovação Brasil 2016 no setor Farmacêuticas e Ciências da Vida. Promovido pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Strategy&, a pesquisa avaliou os investimentos em inovação, melhores práticas, novos produtos e estratégias adotadas pelas companhias. Também recebeu o Prêmio Melhores e Maiores 2016 no setor Farmacêutico, pela revista Exame, que reconheceu as empresas brasileiras com melhor desempenho financeiro em 2015, a partir dos critérios da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (USP).

“Inovação é um dos princípios ativos do Cristália. Os nossos colaboradores respiram inovação e, dessa maneira, o Laboratório produz 53% dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), enquanto as empresas brasileiras importam 90% destes insumos. Mais do que isso, para o Cristália, inovar é desenvolver soluções com ganho terapêutico”, ressalta o Dr. Ogari Pacheco, fundador e presidente do Conselho Diretor do Laboratório Cristália.

O laboratório investiu cerca de R$ 450 milhões nos últimos 10 anos em Biotecnologia, em duas plantas. Na inaugurada em 2013, são produzidos três medicamentos biológicos em fase de testes clínicos: o anticorpo monoclonal trastuzumabe, para tratamento de câncer de mama; a proteína de fusão etanercept, para tratamento de doenças autoimunes como artrite reumatoide e psoríase; e somatropina, hormônio do crescimento humano recombinante.

Já na planta de Biotecnologia Anaeróbica, inaugurada em 2014, é produzido o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) Colagenase animal-free, que é o primeiro insumo biotecnológico obtido a partir da biodiversidade brasileira. Além disso, apresenta atividade enzimática e pureza elevada em comparação com a colagenase comum importada. Pela primeira vez na história, o Brasil é capaz de exportar biotecnologia, por meio desse IFA.

O Laboratório Cristália, com 89 patentes em vários países do mundo,  possui as únicas plantas de biotecnologia privadas operantes no Brasil e se destaca por ser pioneiro em realizar a cadeia completa de um medicamento: desde a concepção da molécula até o produto final.

Focado em pesquisa e inovação, o Laboratório Cristália produz 53% dos insumos utilizados em seus medicamentos. Exporta regularmente princípios ativos e produtos acabados para mais de 30 países. Em anestesia, é líder de mercado na América Latina.