A Memed apresentou na Hospitalar 2017 A solução de prescrição digital completa, gratuita e segura para médicos de todas as especialidades. A ferramenta compreende prescrições digitais, via app (iPhone e Android), web e integrada à prontuários, a partir de uma solução para consultórios e clínicas e outra hospitalar (com prescrição para ambulatório e enfermaria). Assim, a Memed acompanha o médico em toda sua jornada de trabalho, com o compromisso de levar Saúde com inovação e qualidade para os mais de 400 mil médicos no Brasil inteiro. Até o momento, a plataforma superou a marca das 15 milhões de buscas e prescrições digitais realizadas pelos mais de 40 mil médicos cadastrados.

“Apresentaremos, na Hospitalar, diversas novidades, como o envio da cópia digital da prescrição via SMS e e-mail ao paciente, que garante o acesso instantâneo pelo smartphone, além de oferecer mais conveniência e comodidade ao trazer posologias com clareza e apresentar os preços dos medicamentos nas farmácias brasileiras, ampliando assim a chance de adesão ao tratamento. O paciente pode, inclusive, usá-la para comprar remédios não controlados na farmácia, bastando apresentar o celular. Sabemos que o desafio para digitalizar toda cadeia é grande, mas é para isso que a Memed nasceu: transformar a vida de médicos e pacientes por meio da criação da prescrição digital para todo o País, seguindo sempre a legislação brasileira”, destaca Ricardo Moraes, CEO da Memed.

Outra ferramenta é a calculadora de dosagem para medicamentos intravenosos com alertas de diluição, tempo/velocidade de infusão e dose máxima, com a possibilidade de uso das mesmas em protocolos elaborados por hospitais ou criados a partir de artigos científicos pelo próprio médico usuário. Interações medicamentosas e ajustes de dose segundo a função renal também estão presentes.

No início deste ano, a Memed lançou uma API de integração da sua solução de prescrição exclusivamente para prontuários eletrônicos, oferecendo inteligência e facilidade aos médicos usuários desses sistemas. Apenas nos primeiros meses do ano, a Memed já firmou parceria com mais de 20 prontuários de todo o País, e quer aproveitar o evento para apresentar a solução e firmar novas parcerias, ampliando a facilidade da prescrição para cada vez mais médicos.

O objetivo é construir um ecossistema capaz de oferecer ao médico a mesma experiência de realizar uma prescrição, independente do local onde estiver, seja na sua clínica, em um ambulatório ou em um hospital, o que, com certeza, otimizará o atendimento durante uma consulta e também impactará o paciente de forma positiva. Esse benefício ao paciente está atrelado ao armazenamento de seu histórico de consultas, além de favorecer o recebimento de uma prescrição legível e atualizada para comprar os remédios com segurança e seguir as orientações para ter sucesso no tratamento.

“Segundo estatística da OMS (Organização Mundial da Saúde), 3 a cada 4 prescrições escritas a mão possuem chances de erro. Por isso, a plataforma oferece ainda um banco de dados com mais de 23 mil medicamentos curados e atualizados em tempo real pela equipe de médicos e farmacêuticos da Memed. Por um lado, o médico prescreve com segurança e, por outro, o paciente é capaz de compreender a prescrição para comprar o remédio com eficiência”, finaliza Moraes.