Microsoft estabeleceu um acordo com a gigante farmacêutica Novartis, que visa usar o poder da inteligência artificial para descobertas de novas drogas. “A IA é talvez a tecnologia mais transformadora do nosso tempo, e a área de saúde talvez seja o aplicativo mais urgente”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft, em um vídeo anunciando a parceria.

O contrato de cinco anos estabelecerá um “laboratório de inovação em IA” na Novartis e criará centros de cooperação nos escritórios da Novartis na Suíça e em Dublin e no Microsoft Research Lab em Cambridge, Inglaterra. A ideia é prover os funcionários da Novartis com tecnologias de IA ​​e da computação em nuvem, necessárias para descobrir os medicamentos da próxima geração.

A Novartis planeja implantar as ferramentas de IA da Microsoft em todo o processo de desenvolvimento de medicamentos, incluindo pesquisa, ensaios clínicos, fabricação, operações e finanças. As empresas estão focando inicialmente nos seguintes projetos: criar terapias personalizadas para a degeneração macular, que causa cegueira; melhorar a fabricação de terapias genéticas e celulares com IA, começando com leucemia linfoblástica aguda; e usando redes neurais para identificar moléculas que podem ser usadas para tratar doenças.

“O desenvolvimento de novos medicamentos tornou-se tanto um problema de inteligência artificial e ciência de dados quanto um problema de biologia e química”, disse o vice-presidente corporativo da Microsoft Healthcare, Peter Lee. “O impacto em termos de vidas salvas em todo o mundo seria enorme se pudéssemos acelerar a invenção de novos medicamentos”.