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Minsait agiliza diagnósticos e melhora prevenção de doenças com soluções de telemedicina

A telemedicina é considerada uma das principais ferramentas para a transformação digital dos serviços de saúde, contribuindo para a redução das internações hospitalares, gerando maior comodidade aos pacientes e colaborando para a eficiência de instituições de saúde. Segundo estudos do setor, a implantação da tele assistência e do monitoramento de pacientes, especialmente crônicos, reduz as internações em 50%, as urgências em 40% e, portanto, os custos médicos.

Pensando nisso, a Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu recentemente a plataforma Onesait Healthcare, um conjunto de soluções projetado para cobrir todas as áreas de assistência e gerenciamento de sistemas de saúde.

“Ampliamos o conceito de atendimento em domicílio, monitorando o paciente remotamente e de forma contínua, prezando pela qualidade de vida e gerenciando os recursos de forma eficiente, reduzindo custos provenientes de internações hospitalares e visitas presenciais que podem ser sanadas com o atendimento à distância”, afirma Willian Soares, gerente sênior de Saúde da Minsait.

Um dos cases de sucesso dessa área é o Digital Doctor, um aplicativo desenvolvido para clientes de saúde que fornece uma orientação ágil antes do diagnóstico. Basicamente, o software inclui um questionário, suportado por um algoritmo científico, que gera a partir das respostas um primeiro relatório sobre a saúde dos pacientes, levando em consideração seus antecedentes clínicos. Depois disso, o usuário tem a possibilidade de entrar em contato com um médico através do bate-papo, marcar uma consulta para uma vídeo-chamada ou solicitar que ligue para o telefone, independentemente da hora ou do local.

Outro exemplo de sucesso é a Telederma, uma solução desenvolvida em parceria com a Bidafarma, a segunda maior companhia farmacêutica espanhola. Hoje, aproximadamente 9.200 farmácias podem oferecer a seus clientes a possibilidade de obter um diagnóstico para a detecção precoce de melanoma e outros cânceres de pele em um período máximo de 48 horas.

“Não queremos eliminar o atendimento humano, mas sim torná-lo cada vez mais eficaz em todo o mundo. Hoje, mais de 80 milhões de pessoas usam as soluções e sistemas de saúde desenvolvidos pela companhia, disponíveis em mais de 5.800 centros de saúde e hospitais. Nosso plano é crescer cada vez mais”, finaliza Soares.