O Hospital Moinhos de Vento lança no próximo dia 23, quarta-feira, em Porto Alegre, o Projeto DACs (Dispositivos de Assistência Circulatória). A iniciativa, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), visa qualificar o uso dos DACs. O evento acontece concomitante a realização do curso de capacitação em assistência circulatória mecânica.

Os DACs têm conquistado grande espaço em centros de excelência para o tratamento de pacientes com Insuficiência Cardíaca Avançada e em casos em que o coração entra em falência aguda. Com sua crescente importância na literatura internacional, bem como os bons resultados obtidos com esses equipamentos, o Hospital Moinhos de Vento, através do Escritório de Projetos Proadi-SUS propôs a formação de uma rede de hospitais integrada que testará o uso destes dispositivos, permitindo uma discussão ampla sobre a incorporação dos dispositivos no sistema público de saúde.

O projeto contará com a participação de quatro instituições da região Sul do Brasil: Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Instituto de Cardiologia de Porto Alegre; Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas; e Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

O Projeto DACs, como uma das suas entregas, realizará uma capacitação dos profissionais do SUS para uso destes dispositivos em um curso estruturado pela renomada entidade ELSO (Extracorporeal Life Support Organization). A atividade, realizada entre os dias 20 e 23 de fevereiro no Moinhos de Vento, contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. Será feito, ainda, um estudo para avaliar o custo-efetividade desses dispositivos, além de apoio a implantação do Programa de Assistência Mecânica Circulatória em hospitais do SUS.