Expandindo sua atuação no exterior e exportando a tecnologia brasileira para o mercado internacional, a MV conquista o primeiro cliente no Uruguai, o Círculo Católico de Obreros del Uruguay Mutualista. Com mais de 120 anos, matriz em Montevidéu e 46 filiais distribuídas pelo país, o Círculo Católico inicia neste mês a implantação do sistema SOUL MV para a gestão hospitalar e de operadora de plano de saúde.

MV

Assinatura do contrato

Utilizando há alguns anos um sistema próprio pouco abrangente e com um prontuário eletrônico precário, a instituição de saúde privada contratou a MV com a perspectiva de integrar todas as suas unidades e alcançar o conceito de hospital digital, fornecendo atenção integral e serviços de qualidade aos seus usuários.

A formalização dessa parceria ocorreu após o Conectatón 2016. Promovido pelo Ministério da Saúde do Uruguai, o evento teve como objetivo promover a adoção de padrões de interoperabilidade na nova plataforma de Prontuário Clínico Eletrônico Nacional Compartilhado.

“Mostramos a capacidade do sistema e as condições de conquistar mercados similares na América Latina”, diz o diretor de Negócios Internacionais da MV, Marcos Sobral.

Diferente do brasileiro, o modelo de saúde uruguaio tem como base o mutualismo. O sistema se sustenta na arrecadação de parte da remuneração do trabalhador pelo governo e do repasse dessa arrecadação e outros subsídios para a instituição de saúde mutualista na qual o trabalhador escolheu se associar. Dessa forma, essas devem garantir aos seus associados o direito a consultas médicas, exames, internações e demais serviços assistenciais em unidades conveniadas (hospitais, laboratórios e ambulatórios) e também realizar eventuais atendimentos particulares, cujos valores são regulados pelo governo. Atualmente, há no Uruguai mais de 30 instituições de saúde mutualistas e, somente no Círculo Católico, cerca de 90 mil associados.