A chegada de um paciente à recepção de um hospital para atendimento, procedimento de internação ou consentimento de uma cirurgia requer o preenchimento da documentação tanto para a instituição quanto para os convênios médicos, um procedimento que depende da coleta de assinatura do paciente.

Para reduzir o tempo de atendimento e, ao mesmo tempo, promover a transformação digital do processo, mantendo toda a rotina informatizada, o que envolve uma jornada administrativa que se inicia com a distribuição dos documentos para os envolvidos, a Nexyon, desenvolvedora de soluções para formalização de negócios sem papel, firma uma parceria com a Green Soluções, especializada em captura e armazenamento digital de documentos do setor de saúde.

Na prática, a Green Soluções incorporou a tecnologia de assinatura biométrica manuscrita da Nexyon na sua solução de documentos digitais de pacientes. A solução se conecta aos diversos softwares especializados em gestão hospitalar do mercado

Toda a administração da recepção de um paciente no hospital é realizada pela solução da Green, que adota o conceito paperless de geração e gestão de documentos como termos de responsabilidade, termo de consentimento médico e guias de operadoras de planos de saúde. Porém, a documentação precisava ser impressa para coletar a assinatura do cliente e depois a mesma era digitalizada para a continuidade do processo.

“Com nossa solução para Formalização Digital, os documentos são capturados e os envolvidos assinam em tablets para a coleta da assinatura biométrica manuscrita, mantendo para o paciente a experiência de assinar eletronicamente com a garantia de Autenticidade, de Integridade e de Legalidade para todo o processo. A partir desta etapa, todas as autorizações retornam eletronicamente para o sistema de gerenciamento da Green”, explica Alexandre Corigliano, CEO da Nexyon.

A integração da solução de assinatura digital às rotinas de gestão de documentos da Green Soluções permite que seu portfólio se torne 100% digital, o que significa aumento de eficiência, agilidade, redução de custos e segurança, mitigando inclusive riscos de fraudes no processo.

A ferramenta integrada já está em operação no mercado em alguns clientes. Para a Green Soluções, que comercializa a oferta no modelo OEM (Original Equipment Manufacturer), esta parceria permite que seu conjunto de soluções seja disponibilizado de ponta a ponta no modelo digital, que tem início na captura da assinatura, passando pela organização, gerenciamento, proteção e compartilhamento. “Estamos levando inovação e redução de custos aos hospitais, sem contar o aprimoramento para o atendimento às exigências do novo consumidor”, finaliza Genilson Cavalcante, CEO da Green Soluções.