News

Novo Hamburgo receberá novo hospital Unimed Vale do Sinos

O Hospital da Unimed Vale do Sinos, na cidade de Novo Hamburgo, é a mais recente obra hospitalar da Engeform Engenharia que, em apenas cinco meses do início da construção, já está em fase de estrutura, no começo do processo de vedações e instalações.

O empreendimento, que terá mais de 30 mil m², quatro subsolos, térreo, três pavimentos, cobertura, 121 leitos de internação, 20 leitos de UTI para adultos, 40 leitos de observação, urgência e emergência, sete salas de cirurgia, centro de diagnóstico por imagem, cinco salas de ultrassonográfica, laboratório e duas salas de ressonância, raio X, tomografia e mamografia, além de um edifício garagem, está sendo construído com a metodologia Lean Construction. Esse sistema é baseado em princípios que permitem a otimização dos processos da obra, consideram questões sustentáveis, evitam desperdício de matéria prima, tempo e dinheiro e, por consequência, melhoram a produtividade, a eficiência e a qualidade das entregas.

A Engeform Engenharia também está investindo em tecnologias e soluções inovadoras para o novo hospital. Entre outros diferenciais da obra está a instalação de uma estação própria de tratamento de esgotos e resíduos. Além disso, a equipe do empreendimento também adotou alternativas mapeadas pelo Projeto Engenheirar, uma iniciativa da empresa para fomento da inovação no mercado da construção civil. O canteiro já está utilizando sistema de FVS, controle de ferramentas, EPIs e almoxarifado de forma digital, o que também contribui com o ganho de produtividade na construção, segurança e qualidade do ambiente de trabalho.

“As edificações hospitalares são complexas e exigem constante aperfeiçoamento, customização e investimentos em soluções que trazem funcionalidade e segurança. Isso será diretamente refletido na experiência dos pacientes, quando se depararem com um hospital moderno, bem feito e com uma infraestrutura de ponta para atendê-los”, destaca Eduardo Rossetti, gerente executivo de Negócios da Engeform Engenharia.

Outro ponto de destaque do andamento da obra é a gestão. De acordo com Eliezer Valiante, engenheiro da Engeform Engenharia e gestor da obra do novo hospital, “70% dos atrasos em construções estão ligados à cadeia de suprimentos e logística dos materiais. Nós estamos atentos a isso e trabalhamos com um planejamento antecipado para o Hospital da Unimed Vale do Sinos, o que está nos permitindo avançar com a obra sem atrasos, com a entrega de cada fase com muita qualidade e máxima segurança para os nossos funcionários.”

Atualmente, o empreendimento conta com 160 colaboradores, mas poderá ter até 450 no ponto alto da construção. Nesse sentido, a Engeform está contratando trabalhadores locais com o foco não só em tornar Novo Hamburgo um polo de saúde, mas também movimentar a cidade e a região.