Tecnologia inédita e menos agressiva de combate ao câncer desenvolvida no país é a inovação que a startup Celluris reservou para apresentar III Expocietec – Exposição e Conferência de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, que acontece entre os dias 27 e 28 de novembro, no Espaço Investe São Paulo, em São Paulo (SP). A solução CAR-T é um novo tipo de tratamento para os tumores hematológicos (leucemias), que transforma o próprio corpo do paciente em um “remédio vivo”.

Promovido pela Incubadora USP/IPEN-Cietec, com o apoio da FAPESP, CAPES e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento promoverá trocas de experiências e a geração de novos negócios, reunindo todo o ecossistema de inovação brasileiro com investidores, pesquisadores, corporações e academia, além de contar com a presença de autoridades governamentais.

A nova modalidade de tratamento é bem menos agressiva do que as demais existentes. De acordo com Patrícia Bortman Rozenchan, diretora Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Celluri, “existe uma grande demanda para o desenvolvimento de novos métodos no tratamento do câncer, pois os convencionais como, cirurgia, radiação e quimioterapia não conseguem respostas para todos os casos, além de serem muito agressivos para o corpo, atacando muitas vezes as células sadias.