Mudar a cultura da qualidade e segurança do paciente é um grande desafio na saúde brasileira. A acreditação é uma ferramenta para a melhoria constante de processos na organização, o que pode levar à excelência no atendimento, melhores resultados assistenciais e também a uma gestão mais eficiente dos recursos. A ONA(Organização Nacional de Acreditação), a maior acreditadora de saúde no Brasil, completa em junho 18 anos de atuação com mais de 2.000 certificações concedidas desde a sua implantação.

“Ao longo de todos esses anos enfrentamos o desafio de contribuir com a melhoria dos serviços de saúde. Não é uma tarefa fácil, mas aos poucos vamos conseguindo mudar a cultura”, afirma Dr. Péricles Góes da Cruz, gerente de relações institucionais da ONA.

Hoje, o Brasil possui mais de 6.000 hospitais, desse total, 259 são acreditados pela ONA. “É um universo muito pequeno se comparado com a realidade do nosso país, mas quanto mais a cultura da segurança do paciente for disseminada mais abriremos espaço para discutir sobre a acreditação e mostrar a importância dessa ferramenta no ambiente das organizações de saúde”, diz.

A ONA é reconhecida internacionalmente pela ISQua, o que atesta que ela está entre as melhores acreditadoras mundiais, mesmo em comparação com países desenvolvidos. Essas e outras conquistas foram de grande relevância para contribuir com a melhoria da saúde, durante esse tempo de atuação.

Em 2016 a ONA cresceu 20% por cento em relação ao ano anterior em volume de certificação. Outro fator que também contribui para o setor da saúde é aumento do número de alunos nos cursos de educação a distância. “Nos últimos dois anos, cerca de dois mil alunos conquistaram seus diplomas conosco e mais de 600 avaliadores foram capacitados. Cada um desses alunos é um multiplicador de boas práticas em suas organizações, Brasil afora”, relaciona Cruz.

A metodologia da ONA foi criada em 1999 com o manual de acreditação, desenvolvido a partir da revisão de metodologias estrangeiras e iniciativas nacionais de avaliação. O objetivo sempre foi desenvolver uma acreditação que pudesse ser adotada de Norte a Sul, mesmo com as diferenças regionais que marcam o Brasil.

O total de serviços acreditados pela ONA é de 584, entre eles: 259 hospitais; 115 ambulatórios; 80 laboratórios; 58 diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear; 30 hemoterapia; 15 Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva; 6 Pronto Atendimento; 6 Atenção Domiciliar; 4 Serviços de Manipulação, 4 Serviços Odontológicos; 3 Serviços de Dietoterapia; 2 Programas da Saúde e Prevenção de Riscos e 2 Processamento de Roupas para Serviços de Saúde.