Após o sucesso no TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, o Projeto Alegria Virtual levará a magia da Realidade Virtual (VR) para pacientes que estão em tratamento contra o câncer na Associação Beneficente Oncoamigo. A ativação virtual aconteceu sábado, 11, no Jardim Tijuco – Guarulhos/SP.  Na ocasião, também serão doados cinco óculos de Realidade Virtual para a instituição.

Desde junho, o Projeto Alegria Virtual vem realizando ativações de Realidade Virtual em clínicas e hospitais para pessoas que possuem doenças graves e estão em tratamento contínuo. A iniciativa é promovida pela Casa Mais, agência pioneira no Brasil, especializada na produção de conteúdo de imersão virtual e vídeos 360.

Os pacientes utilizam headsets de Realidade Virtual devidamente higienizados. Ao colocá-los, eles podem desfrutam de vídeos realistas e sentir a sensação de andar de montanha russa, nadar em um oceano aberto repleto de peixes, esquiar sobre a neve ou ainda conhecer novos mundos proporcionados pela tecnologia.

A Realidade Virtual serve como ferramenta terapêutica, transformando ambientes tristes em alegres, oferecendo melhor qualidade de vida, mais conforto e amenizando a dor e a ansiedade de pacientes, de modo a encorajá-los, durante seus exames e tratamentos.

Nos Estados Unidos, a prática já tem sido bastante utilizada pelas instituições de saúde. Alguns estudos-piloto utilizam o VR como ferramenta psicológica para acalmar o sistema nervoso. Os resultados indicam que o VR pode ajudar a reduzir até 25% da dor e 31% da ansiedade.

“Quando mais a pessoa se concentra na dor, pior ela se sente. Ocupar o cérebro com uma sobrecarga sensorial (com uma imersão em um mundo virtual, por exemplo) ilude a capacidade para processar a dor, de estar consciente dela, gerando alívio aos pacientes”, explica Fabio Costa, idealizador do projeto.

A abordagem é nova e experimental no Brasil. Muitas vezes, é o primeiro contato das pessoas com a tecnologia. “O fato de frequentar o ambiente hospitalar pode parecer muito chato e desanimador para os pacientes. A Realidade Virtual pode restaurar em cada um dos participantes o prazer por viver e a coragem para vencer qualquer enfermidade”, explica Costa.

A Oncoamigo trabalha em diferentes abordagens de temas ligados ao paciente e ao câncer, realizando o acolhimento de pacientes encaminhados por hospitais públicos, credenciamento aos benefícios sociais ofertados pela instituição, encaminhamentos para atendimento na rede pública de saúde e orientação para obtenção de recursos públicos e/ou comunitários.

Voluntários e instituições de saúde interessadas em participar do Projeto Alegria Virtual devem enviar um e-mail para se cadastrar e solicitar uma visita: contato@alegriavirtual.com.br

Sobre o Alegria Virtual:

Alegria Virtual é um projeto voluntariado, sem fins lucrativos, que utiliza os benefícios da Realidade Virtual para mudar a vida das pessoas que estão realizando tratamento em instituições de saúde. O projeto é iniciativa da Casa Mais, agência pioneira na produção de vídeos 360 e Realidade Virtual. http://alegriavirtual.com.br/

Sobre a ONCOMIGO:

A ONCOAMIGO funciona como um núcleo de referência aos portadores de câncer, suprindo as carências imediatas de quem precisa vencer, no dia-a-dia, a batalha pela sobrevivência.