A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborou a Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários que as operadoras de planos de saúde podem divulgar para seus clientes. As empresas têm até o dia 30 de abril de 2018 para aplicar, divulgar e informar à ANS os resultados da Pesquisa referente ao ano-base 2017. A participação é voluntária e pode ser feita para obter pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, caso seja aplicada de acordo com as diretrizes previstas no documento técnico elaborado pela ANS. O documento está disponível aqui.

O questionário busca verificar informações relacionadas à atenção à saúde e ao relacionamento com o beneficiário, que deve responder a três blocos de questões: Atenção à Saúde, Canais de Atendimento da Operadora e Avaliação Geral. As perguntas incluem, por exemplo, se o beneficiário foi atendido quando fez alguma reclamação, se recebeu algum tipo de comunicado esclarecendo sobre a necessidade de realização de consultas e exames preventivos, a frequência com que utilizou o plano, entre outras.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Aguiar, “a pesquisa tem a finalidade de acompanhar a qualidade do setor, conhecendo de perto o grau de satisfação dos usuários de planos de saúde no país”. Ele explica ainda que a pesquisa foi desenvolvida pela ANS para ser realizada de forma padronizada pelas operadoras. “A metodologia aplicada permite que os resultados obtidos no questionário sejam comparáveis. A ideia é que seja possível criar uma série histórica de resultados”, afirma o diretor.

A gerente-executiva de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade da ANS, Ana Paula Cavalcante, explica que os dados obtidos, além de comporem o IDSS, servirão de base para a agência conhecer os fatores relacionados à satisfação dos beneficiários. “Esperamos que os dados viabilizem a divulgação das melhores práticas de indução da qualidade do setor, estimulando operadoras que ainda não realizam tais ações”, pontua Ana Paula. Com informações da Agência ANS.