A Funcional Health Management, healthtech especializada em inteligência de dados e serviços de gestão para clientes corporativos e outros players da cadeia de saúde – operadoras, indústria farmacêutica, distribuidoras e pontos de venda -, firmou parceria com a Globalweb Outsorcing, empresa de desenvolvimento de soluções em TI. A parceria envolve uma consultoria para estruturação e dimensionamento de um ambiente para o armazenamento, enriquecimento, análise exploratória e construção de algoritmos na Funcional, de acordo com o moderno conceito de Data Lake.

Conforme explica Alexandre Vieira, gerente médico de Data Science da Funcional, “Encontramos na Globalweb uma parceira de confiança para nos ajudar na construção do Data Lake da Funcional, que visa trazer ganhos para nossa operação e nossa capacidade de gerar novas análises, integradas às nossas metodologias de machine learning. A parceria vai conferir mais valor às nossas análises e predições, a partir da maior capacidade de organização, da utilização inteligente, e da estruturação das inúmeras variáveis com as quais lidamos. Para os clientes, o resultado será uma entrega ainda mais precisa, completa e com maior agilidade”.

A parceria entre Funcional e Globalweb tem como objetivo a criação de uma estrutura dedicada, um ambiente exclusivo para trabalhar todas as análises, sem impactar o ambiente transacional da empresa. A revisão dos processos para a criação do Data Lake da Funcional, com a ajuda da Globalweb, irá resultar na utilização de novas ferramentas de Analytics e Data Science, baseadas em um conceito mais moderno de arquitetura e engenharia de dados. Ou seja, a Funcional ajudará seus clientes a serem cada vez mais data driven em suas estratégias e planejamentos.

“A primeira fase dessa parceria já começou e consiste na realização de um diagnóstico detalhado e profundo. Estamos entendendo a capacidade atual e as necessidades da Funcional para então desenvolver um projeto que envolverá a construção de processos de análise inteligente de dados, juntamente com os especialistas da área de saúde da empresa, prevendo as demandas tecnológicas para os próximos dez anos”, comenta Renato Panessa, diretor da Globalweb.