A IBM Watson Health e a Pfizer Inc  anunciaram  uma colaboração para a descoberta de medicamentos ajudar a acelerar a pesquisa em imuno-oncologia, uma abordagem para o tratamento do câncer que usa o sistema imunológico do corpo para ajudar a combater o câncer.

Pfizer é uma das primeiras organizações em todo o mundo para implantar o Watson Health para descoberta de drogas e o primeiro para personalizar a ferramenta cognitiva baseada em nuvem, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e outras tecnologias de raciocínio cognitivo para apoiar a identificação de novos alvos de drogas, terapias de combinação de estudos e estratégias de seleção dos pacientes em imuno-oncologia.

Imunoterapias, que modificam o sistema imunológico de um paciente para reconhecer células de câncer, usando uma combinação de vacinas, imuno moduladores e pequena e grandes moléculas-alvo, estão remodelando o campo da oncologia.

Pesquisadores de Oncologia da Pfizer  vão usar Watson Health para a descoberta de medicamentos, para analisar grandes volumes de fontes de dados díspares, incluindo dados publicamente disponíveis e licenciados, bem como dados proprietários da empresa. Com esta nova ferramenta, os pesquisadores vão analisar e testar hipóteses para gerar insights baseados em evidências para a interação em tempo real. A tecnologia personalizada também pode apoiar as avaliações de segurança eficiente.

Câncer é uma das principais causas de morte no mundo, e é sem dúvida uma das doenças mais complexas conhecidas, que muitos pesquisadores acreditam que o futuro da imuno-oncologia poderá fazer combinações adaptadas às características de tumor original, o que poderiam transformar o paradigma de tratamento do câncer e permitir que mais pacientes de Oncologia sejam  tratados.

O recém-lançado Watson Healt  para pesquisa de drogas é uma oferta baseada em nuvem que visa ajudar os pesquisadores de Ciências da Vida descobrir novos alvos de drogas e indicações de droga alternativa. O pesquisador médio lê entre 200 e 300 artigos em um determinado ano, enquanto Watson Health tem sumários do Medline com 25 milhões de artigos  mais de 1 milhão artigos em periódicos médicos de texto completo, 4 milhões de patentes e é regularmente atualizado. Para esse, a descoberta da drogas pode ser aumentada com dados particulares de uma organização, tais como relatórios de laboratório, e pode ajudar os pesquisadores a olhar através de conjuntos de dados díspares para relacionamentos e revelar padrões escondidos através de visualizações dinâmicas.

“Acreditamos que as próximas grandes inovações médicas irão emergir com pesquisadores e cientistas encontrando novos padrões de conhecimento. Para isso, eles precisam de acesso às ferramentas de P&D que pode ajudá-los a navegar com eficiência as oportunidades e desafios apresentados pela explosão de dados globalmente,”disse Lauren O’Donnell, vice-presidente de Ciências da Vida, IBM Watson Saúde.