Conectar o paciente 3.0 com uma rede e médicos, especialistas e dentistas é o foco da plataforma Doctoralia, que soma 70 milhões de usuários cadastrados, com a captação de 5 milhões de novos clientes ao mês, que buscam consultar em mais de 480 mil profissionais de saúde cadastrados.

Paciente 3.0 ou paciente digital é conceituado como o formado por pessoas ligadas em inovações tecnológicas e que buscam facilidades na hora de pesquisar sobre saúde, marcar, confirmar ou cancelar consultas médicas gratuitamente. Ele tem como hábito pesquisar sobre o assunto na Internet e 60% se utilizam de dispositivos móveis para isso.

Carlos Lopes, country manager da Doctoralia no Brasil, explica que a plataforma oferece uma base de conhecimento que hoje soma mais de 90 mil perguntas respondidas por especialistas, está disponível 24×7, inclusive final de semanas e feriados, uma vez que a plataforma está conectada com as agendas dos médicos e centros clínicos, muitos deles associados aos principais planos de saúde.

Como isso, o paciente não fica restrito a marcar consultas apenas no horário comercial. “O uso de uma plataforma de e-health, como a Doctoralia, ajuda o paciente a agilizar o processo porque não é necessário fazer uma ligação, o que evita o tempo de espera na mensagem automática e não gera margem para erros de entendimento no processo de agendamento de consultas. Na plataforma bastam poucos cliques e a pessoa pode agendar uma consulta a qualquer hora”, enfatiza Lopes.

Explica ainda que 75% dos acessos à plataforma são feitos por mulheres de 25 a 34 anos, que normalmente são responsáveis pelos cuidados de saúde da família. Por especialidades, a maior procura é por ginecologistas, ortopedistas, urologistas e psicólogos, entre outros.

Modelo de negócio

Parte do Grupo DocPlanner, a Doctoralia, na Espanha, é uma plataforma que oferece um espaço para perguntas, troca de opiniões e busca segmentada por especialistas de acordo com as necessidades de cada pessoa. Para os profissionais e centros de saúde, a Doctoralia auxilia no gerenciamento de pacientes, ampliando a presença on-line do profissional e melhorando a eficiência de suas consultas. Os médicos da Doctoralia disponibilizam um calendário com as faixas de horários disponíveis. No total, a plataforma conta com mais de 860 mil horários disponíveis.

O Grupo DocPlanner, fundado em 2012 na Polônia, oferece serviços para mais de 20 milhões de pacientes por mês e gerencia cerca de 600.000 reservas de consultas mensais. A empresa tem mais de 2 milhões de profissionais cadastrados e 2 milhões de opiniões de pacientes nos 18 países em que está presente.

No Brasil tem cerca de 150 funcionários, com sede em Curitiba, com profissionais de saúde cadastrados em todo o Brasil. Sua utilização básica pelos médicos é gratuita, mas oferece uma versão premium onde vários serviços são agregados.

Hoje conta com mais de 7 mil profissionais nessa modalidade, que através de um trabalho realizados pela Doctorarlia tem mais visibilidade na Internet que facilita oi trabalho de um paciente que busca atendimento, melhorando a taxa de marcação de consultas e consequente retorno financeiro das clínicas.

Para captar o mercado de prestadores de serviços, a plataforma se vale de soluções de otimização de buscas, e-commerce, inbound marketing, field services e televendas. Suas bases tecnológicas estão em Varsóvia (Polônia) e Barcelona (Espanha).

Lopes, ex-executivo da TIM na região Sul do país, explica que o avanço da conectividade móvel no pais facilitou o crescimento da empresa além das capitais, pois facilitou a conquista e experiência de uso desse novo paciente 3.0.