Dispositivos vestíveis e relógios inteligentes desempenham cada vez mais um papel relevante e confiável no uso de fitness, para medir condições médicas e impactar diretamente na melhora do diagnóstico e cuidados dos pacientes.

Eles estão começando a ser utilizados numa ampla gama de aplicações relacionadas com a saúde, incluindo o tratamento de doenças crônicas, monitoramento remoto de pacientes, programas de bem-estar, para citar alguns. Os tipos de wearables incluem dispositivos bem conhecidos, como rastreadores de fitness e relógios inteligentes, mas também categorias emergentes: como medidores ligados a wearables, dispositivos de gestão da dor, dispositivos de pulso, monitores de postura, entre outros.

De acordo com um novo relatório da consultoria Tractica, os embarques mundiais para wearables de saúde vão aumentar de 2,5 milhões em 2016 para 97,6 milhões de unidades por ano até 2021. Ao final desse período, a empresa de inteligência de mercado prevê que no geral o mercado wearables de saúde será responsável ​​por US $ 17,8 bilhões em receita anual.

wereable

“O mercado de wearables de saúde está em sua infância, embora haja uma quantidade considerável de atividade em toda a cadeia de valor da saúde”, diz o diretor de pesquisa da consultoria, Aditya Kaul. “Wearables estão sendo vistos como uma extensão da transformação digital dos cuidados de saúde, ajudando as empresas farmacêuticas para expandir ensaios clínicos, permitindo que companhias de seguros se envolvam com clientes para incentivar uma vida mais saudável, ajudando os profissionais de saúde para melhorar e aumentar a prestação de cuidados de saúde, capacitar pacientes, fornecendo-lhes acesso a dados de saúde  como se fosse música para os ouvidos”.

Kaul diz ainda que o mercado enfrenta uma série de desafios remanescentes relacionados ao sensor de precisão, confiança do consumidor, a experiência de otimização do usuário, de educação do cliente e obstáculos regulatórios.