No Brasil, cerca de 57,4 milhões de pessoas com mais de 18 anos têm alguma doença crônica não transmissível (DCNT) tais como câncer, diabetes, hipertensão, depressão, problemas cardiovasculares e respiratórios. Essa categoria de patologia é a principal causa de mortalidade no mundo, respondendo por 41 milhões de óbitos por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Não por acaso, 80% das vítimas fatais são de países de baixa e média renda, contra 13% dos de alta renda. Quando avaliada às perdas econômicas – considerando os custos de saúde e perda da força de trabalho – registra-se US$ 7 bilhões entre 2011 e 2015.

Diante desse cenário, a Artemisia e Associação Samaritano anunciam uma parceria estratégica para selecionar e acelerar gratuitamente até 15 negócios de impacto social focados na temática. Os empreendedores de startups que já tenham seus protótipos desenvolvidos, com soluções inovadoras desenhadas para a população de menor renda podem se inscrever até 15 de abril pelo site www.artemisia.org.br/labsaude

A proposta do Artemisia Lab: Promoção da Saúde e Prevenção é apoiar uma nova geração de startupscom soluções inovadoras e potencial para impactar milhões de brasileiros – especialmente as pessoas mais vulneráveis e de menor renda. No país, aproximadamente 70% dos brasileiros têm o Sistema Único de Saúde (SUS) como a única porta de entrada para atendimento médico; desde 2014, 3 milhões de pessoas perderam os planos de saúde em decorrência do desemprego ou da necessidade de reduzir custos.

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde registrou 928 mil mortes por consequência das DCNT, sendo mais prevalente em pessoas de baixa renda. Doenças como depressão, hipertensão e estresse são recorrentes e preocupantes em um cenário de crise socioeconômica, agravadas pelos determinantes sociais que atingem a população de baixa renda, como maior exposição ao desemprego, piores condições de trabalho, habitações insalubres, alimentação inadequada e menor acesso aos serviços públicos. Diante dessa realidade, os negócios de impacto social têm sido uma solução de acesso, sobretudo associado à saúde preventiva; constituem, inclusive, uma forma inovadora de gerar poder de escolha para a população e acesso ao qualificar e complementar o atendimento a população.

 

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia – pioneira no Brasil no fomento de negócios de impacto social – a organização acredita na união de esforços como instrumento de potencialização de impacto. “Apostamos na força dos modelos de negócios como uma forma de gerar inovação e impacto social em larga escala no médio e longo prazo no setor da saúde. Estamos diante de iniciativas incipientes frente à dimensão dos desafios apresentados pelas doenças crônicas não transmissíveis e vemos que é preciso apoiar o fortalecimento de uma nova geração de negócios que enderecem soluções de acesso à saúde”, avalia Maure.

De acordo com Luiz Maria, superintendente de Responsabilidade Social da Associação Samaritano, a parceria com a Artemisia permitirá identificar negócios que irão auxiliar o desenvolvimento de soluções criativas voltados para promover e prevenir doenças crônicas não transmissíveis. “O fortalecimento destas soluções é de grande importância para vencer o grande vazio assistencial existente neste segmento específico”, avalia o executivo.

Critérios de seleção e setores

O Artemisia Lab: Promoção da Saúde e Prevenção busca empreendedores de todo o Brasil que tenham negócios inovadores focados no setor da saúde. A metodologia – desenvolvida pela Artemisia, organização que há 14 anos apoia negócios de impacto social no Brasil – foi planejada para potencializar soluções que já tenham protótipo desenvolvido, em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios, e que tenham potencial e intencionalidade para gerar impacto social positivo.

A busca recai para startups alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) – em especial, ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), definido como: “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”, e que é transversal em toda análise de busca e seleção de negócios que será realizada no programa. O conjunto de ODS constitui uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030 para estimular ações em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta.

Entre os critérios de seleção, o impacto social (negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas aos desafios de saúde da população de menor renda, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis); perfil (empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente); potencial de escala (modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas das classes C, D e E); estágio de maturidade (startups com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, que estão em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios); e potencial de inovação (capacidade de entregar soluções inovadoras com potencial de promover qualidade de vida para população de baixa renda brasileira por meio de soluções em saúde). É essencial a disponibilidade de pelo menos um representante do negócio para participar de todos os dias de workshops presenciais que acontecem nos dias 23 e 24 de maio e 4 e 5 de julho.

Para participar, é preciso ter um negócio focado na prevenção, identificação, monitoramento ou apoio no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, alinhado a uma das temáticas do programa: doenças cardiovasculares e diabete (soluções relacionadas à hipertensão, hipertireoidismo, insuficiência renal, entre outras); doenças respiratórias (soluções relacionadas à asma, bronquite, enfisema, DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica -, entre outras); câncer(soluções que reduzam a exposição aos fatores de risco, detectem de forma mais rápida as doenças pré-malignas para início do tratamento, entre outras); saúde da mulher, criança e idoso (soluções focadas nas principais doenças que afetam esses grupos de risco); saúde mental (soluções relacionados à depressão, ansiedade, estresse, entre outros); combate ao sedentarismo (soluções que incentivem o aumento da prática de exercícios físicos, adaptadas à realidade da população de baixa renda); incentivo à alimentação equilibrada (soluções que incentivem hábitos saudáveis para mudanças de rotina alimentar e suporte para a reeducação nutricional  a um preço acessível);e inovação e tecnologia (soluções tecnológicas que tragam melhorias e agilidade aos serviços de saúde, diagnóstico, exames, tratamentos e eficiência para hospitais, pacientes e médicos).

Benefícios aos selecionados

Os empreendedores selecionados serão potencializados com base na metodologia exclusiva de aceleração de curto prazo da Artemisia, tendo acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos; conexão com outros empreendedores do setor; e mentorias com especialistas em negócio, impacto social e saúde. Entre os mentores, estarão algumas das altas lideranças das organizações correalizadoras da iniciativa. O objetivo é que os participantes saiam do programa com maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto social no setor atuante. Os empreendedores que concluírem o programa também passam a fazer parte do portfólio Artemisia. Até 3 startups que se destacarem ao longo do processo poderão receber capital semente de até 20 mil reais cada, além de mentorias extras.