News

Projeto de IA que monitora saúde de bombeiros durante serviço ganha Call For Code 2019

Um projeto que usa inteligência artificial e Internet das Coisas para garantir a segurança dos bombeiros em atividades de risco, como combate a incêndios e resgates, foi o vencedor do desafio global Call For Code 2019, organizado em parceria entre a IBM e a David Clark Cause.

Com o nome de Prometeo, a solução foi desenvolvida por uma startup de Barcelona, cuja equipe inclui uma enfermeira, um bombeiro e desenvolvedores de software. O projeto combina hardware e software em vários serviços IBM Cloud. O dispositivo de saúde — que é do tamanho de um smartphone e fixado no braço de um bombeiro — possui vários sensores que medem variáveis-chave, incluindo temperatura, umidade e concentração de fumaça.

A partir disso, o aparelho emite sinais de luz, onde o verde significa que está tudo sob controle, e as cores amarelo ou vermelho indicam que o usuário está em perigo. Essas informações são coletadas e transmitidas para a plataforma Cloud IoT da IBM e, em seguida, para os centros de comando de incêndio, que podem monitorar a saúde de cada bombeiro em tempo real.

Como resultado, a equipe por trás do Prometeu ganhou o grande prêmio de US$ 200 mil, além da chance de ter o projeto desenvolvido e implementado por meio do Code and Response, programa com recursos para criar, fortalecer, testar e implementar em escala as soluções criadas para o desafio.