Proposta em análise na Câmara dos Deputados reduz de 60 dias para 30 dias o prazo limite para o início do tratamento de pessoas diagnosticadas com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).

É o que determina o Projeto de Lei 9665/18, do deputado Jorginho Mello (PR-SC). O texto prevê que o primeiro tratamento deverá ocorrer em até 30 dias ou, conforme a gravidade do caso, em prazo menor. Nos diagnósticos em que o tumor esteja em estágio avançado (3 ou superior), o primeiro atendimento deverá ser imediato.

O projeto altera a chamada “Lei dos 60 dias” (Lei 12.732/12), que atualmente assegura a pacientes diagnosticados com câncer acesso ao início do tratamento em até 60 dias.

Dados do Ministério da Saúde, no entanto, mostram que, em média, apenas 60% dos pacientes conseguem ter acesso ao início do atendimento em até 60 dias. Para 17% dos pacientes a espera costuma ser de até 90 dias e os outros 25% aguardam mais de três meses.

“A redução do prazo é importante não só pelo rápido início do tratamento físico, mas também auxilia na recuperação psicológica do paciente, vez que a espera pelo

O projeto será discutido e votado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.