Provata Health, empresa de saúde digital, anunciou o lançamento do Provata VR, um aplicativo de meditação guiado por realidade virtual disponível na App Store. O aplicativo traduz a intenção da startup de Portland (EUA) de ser a pioneira em uma nova categoria de saúde digital: de cuidado preventivo por realidade virtual.

Com o Provata VR, os usuários podem fugir para uma variedade de locais deslumbrantes em todo o mundo, incluindo cachoeiras tropicais, praias desertas, a fascinante aurora boreal do norte do planeta e até mesmo os recifes submersos de corais. Ao selecionar a partir de uma coleção de exercícios de meditação guiada, os usuários treinam suas mentes para gerar um impacto positivo na sua produtividade e humor em ambientes imersivos e idílicos.

O aplicativo também introduz o biofeedback da meditação, um sistema com patente pendente que aproveita os avanços no monitoramento fisiológico para aprimorar a experiência da meditação. Os usuários podem sincronizá-lo com dispositivos portáteis populares como o Apple Watch para visualizar os efeitos de suas sessões de meditação na frequência cardíaca. Por meio de feedback inteligente, o Provata VR ajuda os usuários a entender melhor quais exercícios de meditação, localizações e horários do dia têm o maior impacto em sua frequência cardíaca.

“A realidade virtual representa uma oportunidade de expandir a saúde digital para novas fronteiras”, disse Alex Goldberg, CEO da Provata Health. “A típica abordagem de meditação guiada—uma gravação de áudio instruindo como meditar—não tem demonstrado muitos avanços tecnológicos há décadas. Combinar VR com meditação de plena atenção e monitoramento de biofeedback permite que os usuários se transportem para ambientes relaxantes enquanto acompanham continuamente seu progresso, trazendo novas dimensões para a experiência da meditação”.

À medida que a meditação de plena atenção cresce em termos de popularidade, a pesquisa científica revela que seus benefícios são abundantes, incluindo a maior produtividade, menor estresse, assim como foco aprimorado, habilidades cognitivas e memória. Os efeitos se estendem às medidas fisiológicas, já que os estudos indicam que a meditação pode ajudar a baixar o ataques risco de acidentes vasculares de cardíacos. Os estudos sugerem que a meditação de plena atenção pode até mesmo aliviar a dor crônica ao ativar as regiões cerebrais associadas ao controle da dor.

A Provata Health fornece o primeiro programa de saúde digital comercial para  melhorar a saúde física e mental dos participantes em uma revista médica revisada por especialistas. “Dada a evidência crescente dos efeitos positivos da meditação em nossa saúde mental e física, o Provata VR realmente incorpora nossa ênfase em fornecer soluções holísticas de saúde digital que abordam nossa saúde total”, explicou Goldberg.

Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo gratuitamente e atualizar para a versão premium, que estará disponível sem custo aos funcionários participantes dos programas de saúde digital da Provata por meio de seu empregador ou plano de saúde.