Escolha uma Página

A partir desta segunda-feira, 23, profissionais que são referência em combate a doenças, lideranças de hospitais, especialistas ligados ao atendimento do Coronavírus, pesquisadores e cientistas de universidades, estarão reunidos no SIG Covid-19-Brasil, atuando no enfrentamento da pandemia.

Criado pela Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), de forma emergencial, o SIG Covid-10-Brasil têm o objetivo de reunir os hospitais terciários, universitários, públicos e privados, que irão realizar o tratamento dos casos de maior gravidade, trocando experiências não somente entre profissionais do Brasil, como também do exterior, como China, Itália, EUA e outros países. Serão três reuniões semanais, inicialmente nas segundas, quartas e sextas-feiras, ao meio-dia (Horário de Brasília), com duração de uma hora cada

A primeira reunião do SIG Covid-19-Brasil acontece nesta segunda-feira, 23. Os Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs) são webconferências entre especialistas e interessados em diversos temas científicos, com a finalidade de expandir conhecimentos, trocar ideias e experiências e, assim, atuar conjuntamente na busca por soluções. Em um cenário de pandemia, em que a tomada de decisões é especialmente urgente e a circulação de pessoas deve ser limitada ao máximo, a utilização da tecnologia que propicia reuniões a distância é ainda mais oportuna.

Sobre o SIG:

A ciberinfraestrutura disponibilizada pela RNP para os membros RUTE contempla a melhor infraestrutura de conectividade existente no Brasil e salas de videoconferência em 139 unidades de Telemedicina. Atualmente, acontecem 54 SIGs em especialidades e subespecialidades da saúde com participação de 300 instituições, em 352 salas de MConf disponibilizadas para as unidades RUTE.