A RxCo oferece soluções informatizadas para área da saúde e médica e, para melhorar a transparência e gestão de seus clientes, decidiu firmar parceria com a Qlik. A plataforma de análise dados é, agora, parte do RxSense, ferramenta de business intelligence integrada à solução de gestão da RxCo.

A nova funcionalidade se adapta a qualquer instituição de saúde, mas seu foco está na área pública, pois apoia o envio de dados ao PMAQ-AB (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade), do Ministério da Saúde. Nele, as prefeituras compartilham suas informações de atendimento com o Governo Federal, responsável por elevar o repasse de recursos para os municípios que conseguem melhorar o padrão de qualidade no atendimento.

“O PMAQ-AB tem uma lista com 7 áreas estratégicas e mais de 30 indicadores da Saúde que devem ser acompanhados de perto pelas prefeituras – e a integração à plataforma Qlik nos permitiu desenvolver dashboards e visualizações alinhados a esses padrões. Conseguimos compartilhar dados com o Governo Federal com simplicidade e confiança”, explica Thiago Pessato, diretor de BI & Analytics da RxCo.

Para os hospitais e clínicas particulares, a ferramenta permite análise personalizada, de acordo com os dados gerados pelas soluções da RxCo, como gestão de medicamentos, quantidade de atendimentos, entre outras análises.

“Nossa plataforma cruza uma infinidade de dados de forma muito intuitiva e qualquer colaborador é capaz de acompanhar o andamento das informações de sua área sem a necessidade de conhecimentos específicos de tecnologia”, explica David Macedo, diretor de OEM da Qlik na América Latina. “Essa capacidade atrelada à base de dados da RxCo faz com que os clientes possam tirar o melhor proveito de suas informações.”

Planos

A RxCo trabalha, agora, no desenvolvimento do RxSaúde, app responsável por reunir uma rede credenciada de médicos e clínicas particulares para atender a preços populares. A ideia é que a população possa encontrar e agendar médicos e exames mais acessíveis ao mesmo tempo em que a companhia extrai e analisa os dados desses agendamentos – como exames ou especialidades mais procuradas – para identificar gargalos no SUS e indica-los aos órgãos responsáveis.

Novas alianças

A aliança com a RxCo faz parte da nova estratégia da Qlik de firmar parcerias estratégicas com provedores de soluções. Para suportar essa demanda, a companhia iniciou uma diretoria de OEM (Original Equipment Manufacturer) na região há alguns meses sob o conceito de Embedded Analytics, ou Análises Integradas. A ideia é que os provedores incluam, em suas próprias plataformas, dashboards e painéis Qlik exclusivos e totalmente adaptados, com o propósito de garantir mais valor para seus clientes.