A SAP lança o SAP Health Engagement, uma nova solução desenvolvida para conectar pacientes diretamente a médicos e gestores de programas de saúde. Ela dá às empresas da área de saúde, seguradoras e companhias farmacêuticas a capacidade de criar aplicativos personalizados para ajudar pacientes a monitorarem sua saúde por meio da definição de metas, e a fazerem avaliações personalizadas de doenças crônicas e outras condições de saúde.

Ao interligar diretamente pacientes e profissionais de saúde com apresentação de dados em tempo real e analíticos de alta velocidade, a tecnologia permitirá que médicos e gestores de programas de saúde façam intervenções antecipadas para melhorar os quadros de saúde e ajudem a reduzir os custos associados.

Margareth Amorim

Margareth Amorim

“A SAP está promovendo avanços tecnológicos que melhoram a vida das pessoas e as colocam no centro do tratamento”, afirma Margareth Amorim, especialista em soluções para o setor de Saúde da SAP Brasil. A solução SAP Health Engagement permite que empresas da área de saúde desenvolvam aplicativos para administrar condições crônicas de saúde, oferecer atendimento domiciliar personalizado e envolver os pacientes em ensaios clínicos. Quando contam com uma conexão 24×7 com seus médicos, os pacientes podem dividir a gestão da sua saúde com esses profissionais de forma mais eficaz.

Como primeira iniciativa associada, a SAP se associou com a Roche Diabetes Care Germany para desenvolver o SAP Health Link, uma solução que pode ajudar a prevenir o diabetes. O objetivo é permitir que profissionais de saúde, por meio de serviços digitais, se conectem aos pacientes com risco de desenvolver diabetes tipo 2 para acompanharem de perto a jornada para mudar o estilo de vida dos pacientes.

Com base no aprendizado conseguido por meio dessa parceria com a Roche e o feedback obtido de vários clientes, o SAP Health Engagement foi criado para oferecer um kit de ferramentas de desenvolvimento flexível que pode ser usado para criar aplicativos sob medida para qualquer condição ou doença crônica. Tais aplicações também podem acompanhar pacientes envolvidos em ensaios clínicos e ajudar no atendimento domiciliar personalizado.

“Em princípio, essa plataforma tem potencial para melhorar e individualizar a cooperação entre médicos e pacientes de qualquer tipo de doença crônica”, diz Dirk Uebelhör, diretor da Roche Diabetes Care Germany.

Captura de dados gerados pelo paciente

O SAP Health Engagement captura dados gerados pelo paciente e de sensores em wearables (dispositivos eletrônicos vestíveis), reunindo-os em aplicativo móvel. A solução sincroniza esses dados em tempo real e de forma segura. Dados de sensores em wearables podem ser integrados ao aplicativo usando Bluetooth por meio, por exemplo, do Apple Health Kit, ou de integração nativa. Dados de clientes podem ser facilmente integrados por meio de um código QR exclusivo usando aplicativos móveis, para que os dados possam ser automaticamente transferidos da base de dados de origem para o dispositivo móvel. 

Transmitindo e armazenando informações de saúde com segurança

O SAP Health Engagement, construído sobre o SAP HANA Cloud Platform, permite análises de dados em alta velocidade para fins de pesquisa. Isso ajuda a garantir o desenvolvimento rápido de novas hipóteses de pesquisa sob condições rigorosas compatíveis com os mais altos padrões de segurança de dados e privacidade. A solução provê aos pacientes controle total sobre seus dados pessoais de saúde, dando-lhes a capacidade de decidir quem terá acesso a essas informações.

Estímulo ao persoperestores podem criar programas personalizados de bem-estar que incentivam e aprimoram o autocuidado. Esses programas ajudam os pacientes a terem um estilo de vida mais saudável por meio do uso de um aplicativo de móvel e da coleta dos dados necessários (anônimos) que possam enriquecer as pesquisas médicas.