A Siemens Healthineers apresentou seu portfólio de produtos e soluções para a área de diagnóstico por imagem e gestão em saúde na 48ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2018).  Para esta edição do evento, mostrou um portfólio desenvolvido de forma a tornar viável a medicina personalizada, transformar a entrega dos cuidados com a saúde e estar ao lado dos clientes, zelando pela jornada do paciente, tudo isso tendo como pano de fundo a digitalização.

Entre os lançamentos da Siemens Healthineers estão equipamentos de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia e mamografia, além da exposição de soluções de TI.

 

O novo MAGNETOM Sola, equipamento de ressonância magnética de 1,5 Tesla traz uma mudança de paradigma em prol do conforto do paciente. Não é mais o paciente que precisa se adaptar à máquina, mas o próprio equipamento que se adapta ao paciente por meio de um software exclusivo de inteligência artificial. Assim, pacientes com as mais distintas características podem ter uma boa experiência, o que repercute em maior rapidez e menor necessidade de refazer os exames.

SOMATOM go.TOP

Outro destaque é o tomógrafo SOMATOM go.TOP que, por meio de uma estação de trabalho totalmente móvel,  possibilita maior mobilidade ao operador e proximidade com o paciente. Com um tablet integrado ao equipamento, o profissional de saúde pode verificar as informações do paciente, preparar o protocolo e realizar todas as etapas do exame de dentro da sala, ao lado do paciente.  A plataforma SOMATOM go agradou a comunidade de profissionais do setor de imagem e foi vencedora do prêmio Aunt Minnie na categoria “Melhor equipamento de radiologia de 2017” , em concurso promovido pelo site de mesmo nome durante o congresso da RSNA em dezembro passado em Chicago (EUA).

MAMMOMAT Revelation

O foco em melhorar a experiência ao paciente também está presente nas soluções de saúde para a mulher. O novo MAMMOMAT Revelation traz uma revolução na maneira de se fazer exames de mamografia, ao agregar as funções da mamografia digital aos recursos da tomossíntese e imagem guiada para biópsia em uma única plataforma. Além da alta qualidade do exame gerado, o novo mamógrafo também permite realizar a mamografia com contraste, beneficiando pacientes que possuem restrições e não são elegíveis para realizar exames de ressonância magnética, como portadoras de marca-passo e pacientes que sofrem de claustrofobia.

Os visitantes da 48ª JPR também conheceram o novo sistema de ultrassonografia ACUSON Juniper, lançado mundialmente em março deste ano. O equipamento possui aplicações avançadas, alta qualidade de imagem e pode ser usado em diferentes segmentos clínicos. Além disso, é um exemplo de produção colaborativa, pois foi desenvolvido a partir de feedbacks de ultrassonografistas de todo mundo. A versatilidade e adaptabilidade do sistema o tornam ideal para pacientes com diferentes anatomias e fisiologias.

Healthcare IT

A Siemens Healthineers apresentou um espaço no seu estande as soluções de ponta em Healthcare IT e educação continuada. Em digitalização na saúde, um dos destaques é o Population Health Management (PHM – Gerenciamento da Saúde da População), cuja essência é gerenciar a saúde de uma população de forma holística e preventiva, por meio de cuidados individuais e personalizados para cada paciente.

Mais inovação na área da digitalização vem com o teamplay. Uma plataforma de Big Data e Analytics que permite criar uma rede de colaboração e compartilhamento entre prestadores de saúde ao redor do mundo. Os dados capturados passam por um processo de anonimização e possibilitam comparar performances e experiências entre instituições globais e fazer benchmarkings.

Outra solução de digitalização da companhia é o e-Health – plataforma de interoperabilidade que permite agregar dados de diversos sistemas de gestão clínica e hospitalar, criando um prontuário médico unificado. A solução também permite a interação entre médicos, pacientes e prestadores de serviços, por meio de aplicativos móveis e conectividade com dispositivos wareables.