Dynatrace anuncia a adoção de sua solução de monitoramento pelo Grupo Profarma, player diversificado do setor de saúde do Brasil. A implementação da ferramenta permite aprimorar e otimizar todo o funcionamento do sistema usado para gerenciar os processos via cloud.

“No começo, queríamos entender como seriam feitas as interligações com os nossos ambientes e servidores, uma vez que esse tipo de serviço era realizado de forma manual anteriormente. Nossa preocupação sempre foi a satisfação do cliente nesses ambientes. Com a solução de DPM (Digital Performance Monitoring) da Dynatrace, conseguimos identificar em pouco mais de uma semana algumas situações de atrasos no tempo das consultas na plataforma, o que poderia gerar insatisfação do usuário durante o acesso ao portal. A ferramenta possibilita até mesmo simular algumas situações antes que elas aconteçam, oferecendo diagnósticos precisos que garantem maior eficiência”, avalia Eduardo Oliveira, derente de TI do Grupo Profarma.

A tecnologia é de fácil utilização, flexível e possui dashboards intuitivos, o que permite acompanhar os acontecimentos em cada camada de transação, identificar as causas que geram demora nas respostas, localizar exceções que podem atrapalhar o funcionamento das aplicações e monitorar de ponta a ponta o desempenho de todo o sistema. “A boa performance da plataforma garante mais produtividade entre os nossos colaboradores na aplicação dos processos. Antes, o departamento de TI era responsabilizado por todos os problemas. Com a ferramenta da Dynatrace, hoje é possível identificar todas as falhas com exatidão, como uma imagem com uma resolução maior do que a ideal para aquela página”, informa Oliveira.

Por meio de suas soluções de análises de desempenho, a Dynatrace indica onde está o problema em tempo real, evitando que o internauta seja impactado negativamente. Além disso, permite fazer uma avaliação prévia, antes que a plataforma seja lançada, para evitar transtornos nos momentos de picos de acessos. A companhia possui todo o know-how necessário para mostrar erros em código-fonte, Sistema de Nomes de Domínio (DNS), provedores de anúncios, servidores, mídias sociais, ferramentas analíticas, entre outros.

“Estudos de mercado apontam que o monitoramento digital de aplicações é uma prática extremamente importante, mas apenas 30% das empresas mundiais investem nessa solução. Vivemos em uma época em que a lentidão ou falha em um serviço na web pode trazer sérias consequências para uma organização”, afirma Roberto de Carvalho, presidente da Dynatrace no Brasil.

Sobre o GrupoProfarma

O Grupo Profarma é o player mais diversificado do setor de saúde do Brasil, com atuação em Distribuição, Especialidades e Varejo, a fim de satisfazer todos os públicos: acionistas, indústrias, farmácias, hospitais e consumidores. Iniciou suas atividades em 1961, com a Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A. Em 2013, entrou no varejo, com a aquisição das marcas Drogasmil, Farmalife e Drogarias Tamoio. Em 2016, adquiriu a Rede Rosário, líder do varejo no Centro-Oeste do país. Em 2014, consolidou sua Unidade de Especialidades, com a criação da joint venture ProfarmaSpecialty com a AmerisourceBergen Corporation. Atualmente, é a 175ª maior e melhor empresa do Brasil e o 130º grupo empresarial privado do país, segundo o ranking da revista Exame 2016.