Como objetivo de ser assistente de saúde digital, a startup Cuco está lançando  “Enfermeira Digital”, aplicativo que oferece o auxílio em tempo integral, acompanhando o tratamento de saúde dos pacientes, lembrando-os da hora certa de tomar seus medicamentos, educando-os com conteúdos de saúde de acordo com suas doenças e tratamentos, e informando familiares e amigos quando o paciente esqueceu de tomar o remédio na hora certa, para que estes possam tomar uma atitude e contribuir no cuidado.

Por meio de conceitos de games, a nova versão do aplicativo foi lançada esta semana e permite que o paciente acompanhe seu histórico de saúde e seja estimulado a seguir o tratamento corretamente até o final, evitando que o mesmo desista no meio do caminho. A empresa também está usando a tecnologia IBM Watson.

“Lembrar o paciente na hora certa de tomar seu medicamento aumenta consideravelmente os níveis de adesão ao tratamento, o que pode ser comprovado pelos números de adesão dos mais de 6.000 usuários diários do CUCO em sua primeira versão” , aponta Gustavo Comitre, diretor de produto da empresa.

Um dos pontos relevantes do novo App, além da gamificação, é a possibilidade do seu personalizado para cada Operadora de Saúde e Hospitais parceiros. Sendo assim, além de estarem preparadas para responder milhares de perguntas de saúde, as enfermeiras ainda podem responder questões mais específicas do plano de saúde ou do hospital em questão, o que ajuda a personalizar e empoderar a experiência do paciente para as suas necessidades.

Segundo Gustavo Comitre, a escolha pelas soluções do Watson da IBM foi feita por conta do número crescente de novas tecnologias que estão sendo disponibilizadas pela empresa e a qualidade no atendimento e nas tecnologias IBM frente às concorrentes. Um bom exemplo é o apoio que a IBM oferece as startups pelo programa GEP – Global Entrepreneur Program, que disponibiliza uma série de benefícios e apoio para que as startups possam aproveitar o máximo das últimas tecnologias lançadas pela empresa.

Nos próximos meses, além das enfermeiras responderem as perguntas por chat via texto, elas também estarão preparadas para interpretar e responder pacientes por voz, o que torna a conversa com os pacientes ainda mais natural.

O aplicativo, que é gratuito para pacientes, possui diversas funcionalidades que ajudam pacientes e familiares em seus desafios de saúde, confira algumas delas:

  •   Lembre-se de tomar seus medicamentos com o CUCO (despertador de remédios);
  •   Lista de medicamentos da Anvisa;
  •   Histórico do seu tratamento sempre em mãos;
  •   Mensagens e dicas sobre tratamentos e doenças;
  •   Crie seu time de saúde no aplicativo e receba alertas quando alguém do seu time esquecer de tomar o   remédio;
  •  Uma Enfermeira Digital para pacientes de operadoras de saúde e hospitais parceiros do CUCO, o qual utiliza tecnologias do IBM Watson;

Além do CUCO para pacientes, a empresa CUCO Health possui também diversas soluções que atendem Operadoras de Saúde, Hospitais e Prefeituras, permitindo acompanhar e melhorar a adesão ao tratamento de seus pacientes, reduzindo custos e trazendo mais saúde, informação e qualidade de vida a seus beneficiários.

A nova versão do aplicativo CUCO para celulares Android ´pode ser baixada clicando aqui. Em março a nova versão para iOS (iPhone) também estará disponível, mas por enquanto você pode baixar a versão antiga aqui.