Farmacêuticos de todo o Brasil estão recebendo capacitação para orientar e identificar pacientes com casos suspeitos do novo coronavírus. A iniciativa é da Clinicarx, plataforma digital de serviços farmacêuticos, que disponibilizou um curso online gratuito, com aulas e materiais voltados aos profissionais que atuam em farmácias e drogarias.

O programa aborda conhecimentos sobre a doença, prevenção, controle da infecção e procedimentos para prevenção na farmácia. Além disso, disponibiliza um módulo de triagem clínica que orienta os farmacêuticos a fazer a anamnese segura nos pacientes para identificar casos suspeitos e promover o encaminhamento médico. “As farmácias podem ser aliadas do governo ao contribuir para reduzir a busca dos serviços de saúde e descentralizar o atendimento inicial, identificando e encaminhando pessoas que não sabem proceder diante da crise”, explica Cassyano Correr, fundador do Clinicarx.

A startup prepara a disponibilização da versão gratuita do módulo de triagem clínica de seu software para todas as farmácias do país, com a finalidade de auxiliar no atendimento à doença.