O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (Datasus) é mais um cliente a utilizar o Integra Siafi, além da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

A solução, desenvolvida pelo Serpro em parceria com a STN, foi contratada pelo Ministério da Saúde neste mês de outubro. A partir de agora, este passa a ser o maior contrato desse serviço e a expectativa é de que outros entes públicos também possam utilizá-lo

A solução permite a integração do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) com os demais sistemas da Administração Pública de forma automática, reduzindo a burocracia, automatizando processos entre os sistemas e facilitando o controle dos empenhos e recebimentos por meio de recursos orçamentários.

Além da integração dos sistemas de gestão, outras vantagens são observadas, como a automatização do processo de contabilização do Siafi; diminuição do esforço manual de contabilização e, consequentemente, redução do tempo operacional, dando maior segurança para o cumprimento de prazos. Além de tudo isso, contribui para o cumprimento das normas contábeis do TCU, evitando sanções e minimizando falhas manuais de lançamentos e retrabalho.