O aumento da expectativa de vida, o envelhecimento populacional, os altos custos com a saúde, a necessidade de maior produtividade das equipes médicas e a exigência por atendimentos de qualidade estão transformando mais rapidamente o modelo de cuidado da saúde no mundo. Para lidar com os novos requisitos dessa realidade, muitos países estão buscando na TI o impulso para a transformação.

Por observarem o volume de dados acumulados diariamente em hospitais, clínicas e laboratórios e terem ciência da importância do acesso a esses dados de forma integrada para a prestação de serviços mais efetivos, executivos brasileiros do setor já percebem o que há de positivo na adoção da TI para melhor acompanhamento da saúde, aplicação de métodos mais assertivos, busca de maior eficiência na gestão e maior embasamento para tomada de decisões. E, felizmente, essa percepção não atinge somente a alta gestão das instituições. Profissionais da área e pacientes também estão mudando seus pontos de vista.

Médicos e enfermeiros reconhecem avanços em suas rotinas e na prestação de cuidados ao paciente a partir da facilidade na comunicação entre setores, da mobilidade nas atividades diárias e da possibilidade de diagnósticos mais aprimorados com o acesso a informações completas. Em relação aos pacientes, com a popularização do m-health, é notório o maior comprometimento com a saúde e o protagonismo na reunião e no compartilhamento de informações por meio de dispositivos de monitoramento de hábitos alimentares, atividades físicas, pressão sanguínea, frequência cardíaca, nível de glicose, etc.

Como líder nacional em software de gestão da saúde, a MV está atenta a isso e, com o objetivo de guiar o futuro (próximo) em e-health e tornar as instituições mais digitais e seguras, as estratégias de desenvolvimento da nova geração de produtos têm como base tecnologias capazes de armazenar e cruzar informações em tempo real. Big data, wearables, cloud computing, interoperabilidade, inteligência clínica, analytics, soluções BPM mobile, Internet of Things (IoT) e user experience são as tendências que precisam ser acompanhadas com rapidez para a obtenção de vantagens competitivas e a permanência no mercado.

Contribuindo para a evolução desse novo cenário, a plataforma Global Health é um exemplo. Permitindo que tanto pessoas sadias quanto com doenças crônicas tenham facilidade no acompanhamento da saúde de forma preventiva, a plataforma unifica e armazena dados pessoais relacionados a consultas médicas, resultados de exames, além de informações provenientes de aplicativos e wearables, permitindo que as pessoas monitorem os próprios dados e disponibilizem a médicos e hospitais com privacidade e segurança. Com o Global Health, a MV reforça a importância de deixar de tratar a saúde de forma isolada para promover maior embasamento ao avanço da medicina preditiva/preventiva e, consequentemente, o aumento da expectativa de vida com qualidade.

Paulo Magnus, presidente da MV.