Lançado oficialmente em outubro de 2016, o aplicativo FalaFreud, desenvolvido no Vale do Silício pelo brasileiro Yonathan Yuri Faber e o sócio Renan Pupin, é a primeira plataforma no Brasil em que o usuário consegue acessar facilmente o terapeuta, por meio de mensagens de texto, áudio e vídeo, de forma simples, moderna, confidencial e com custo acessível. Desde seu lançamento, a startup registra crescimento de 30% ao mês.

Desenvolvido para romper a barreira entre o paciente e o terapeuta, o FalaFreud tem como objetivo democratizar o acesso de quem busca por atendimento por meio de uma assinatura mensal, no valor de R$ 299. Além disso, a plataforma incentiva que a interação entre o terapeuta e paciente aconteça no máximo duas vezes ao dia, em horários flexíveis, diferente da terapia presencial.

“Percebemos que muitas pessoas não procuram por terapias porque sentem vergonha de falar e expor suas dificuldades. Por isso, desenvolvemos um aplicativo capaz de fazer a ponte entre os pacientes e terapeutas, a fim de aproximá-los e tornar o atendimento cada vez mais produtivo e eficaz. Além disso, tudo que acontece por meio da plataforma é confidencial e seguro, pois as mensagens são criptografadas”, afirma Yonathan Faber, CEO do FalaFreud.

Os profissionais cadastrados no FalaFreud passaram por um processo de seleção, onde tiveram que responder diversos questionários referentes a especialidades, como foco, experiências, além de enviar toda documentação técnica para verificação. Em seguida, o cadastro é analisado por uma terapeuta contratada do FalaFreud e define se o profissional está apto a ingressar ou não na plataforma. Para os usuários que desejam utilizar o serviço não é necessário guia médica ou encaminhamento. Só é preciso baixar o aplicativo, responder algumas perguntas e será direcionado a um terapeuta que tenha compatibilidade com seu problema para melhor auxiliá-lo.

“Estamos bem satisfeitos com o andamento do aplicativo. Atualmente, a plataforma conta com mais de 50 profissionais ativos, que auxiliam pacientes no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Portugal e Suíça.”, finaliza Faber.

Sobre Yonathan Yuri Faber

Yonathan Yuri Faber é formado em Direito há 8 anos e atua no desenvolvimento de soluções para startups, médias empresas e organizações internacionais. Possui cinco anos de experiência em parcerias com clientes e desenvolvimento de negócios. Foi responsável pela criação e desenvolvimento da startup Zaznu.co, aplicativo pioneiro em conectar pessoas dispostas a darem caronas e aqueles que precisam chegar a algum lugar. Atualmente, é fundador e CEO do FalaFreud.

Sobre Renan Pupin

Renan Pupin é formado em Ciências da Computação pela UNESP, com mais de cinco anos de experiência trabalhando como Web Developer. Atualmente, é CTO e sócio da plataforma FalaFreud, além de ser CEO da Orbitus Web e atuar como Full Stack Web Developer.